PROGRAMAÇÃO

LANÇAMENTO VIRTUAL | LIVRO “JEAN GILLON: ARTISTA-DESIGNER”

#MCBEMCASA

A nova obra literária se relaciona com a exposição homônima, aberta à visitação até 12 de dezembro de 2021 no MCB.

No dia 13 de outubro (quarta-feira), às 18h, o Museu da Casa Brasileira e a Editora Olhares realizarão o lançamento virtual do livro “Jean Gillon: artista-designer”. O evento será gratuito e acontecerá pelo YouTube MCB, com participação dos três autores da obra: Graça Bueno, Enock Sacramento e Giancarlo Latorraca.

Jean Gillon: Artista-Designer (R$179,00)
Compras pelo site da Editora Olhares.
Informações técnicas: 330 páginas, 23×30 cm, capa dura.
Sinopse: A apresentação em conjunto dos móveis e objetos em jacarandá do período moderno e das tapeçarias de grande porte – facetas mais conhecidas da produção de Gillon – seria suficiente para surpreender o leitor. Nas artes, entretanto, ele produziu desde cedo e até o fim da vida, nos mais diversos suportes. E teve uma atuação que marcou época na arquitetura de interiores e na cenografia, mesmo antes de chegar ao Brasil. São retratos entrelaçados de um “artista-designer” múltiplo e de uma vida intensa, que Gillon fez questão de registrar em detalhes, nos legando a oportunidade de revisitar, neste livro, seu percurso.

Sobre Enock Sacramento
Membro das Associações Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte, tem extensa atuação em júris e curadorias no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, e como autor de livros, artigos e catálogos de exposições. Recebeu, em 2004 e 2016, o Prêmio Gonzaga Duque, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, e, em 2011, o Prêmio Mário de Andrade por sua trajetória. É curador da Fundação José e Paulina Nemirovsky.

Sobre Giancarlo Latorraca
Giancarlo é arquiteto e diretor técnico do Museu da Casa Brasileira. Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na área de Design, com linha de pesquisa sobre teoria e história do design e orientação da professora Dra. Maria Cecilia Loschiavo dos Santos.

Sobre Graça Bueno
Graduada em Artes Decorativas dos Séculos XVII ao XX pela Sotheby’s Educational Studies, em Londres, onde trabalhou na casa de leilões da mesma instituição. A partir de 1988, foi responsável pelas aquisições internacionais para o antiquário da família, e em 2002 fundou a Passado Composto Século XX, galeria especializada no modernismo brasileiro, contribuindo para o resgate de sua memória com a realização de exposições, curadorias, palestras e publicações.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content