PROGRAMAÇÃO

LANÇAMENTO VIRTUAL | LIVRO “BERNARDO FIGUEIREDO: DESIGNER E ARQUITETO BRASILEIRO”

Confira as datas de lançamento e venda do livro

Em outubro, o Museu da Casa Brasileira e a Editora Olhares se reúnem para o lançamento e venda do novo livro “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro”. A obra dialoga com a exposição homônima – aberta à visitação no MCB até 12 de dezembro de 2021 – e, ainda, apresenta a vida e carreira de uma das figuras icônicas do período modernista brasileiro em detalhes. Confira a programação abaixo.


Bernardo Figueiredo: Designer e Arquiteto Brasileiro (R$139,00)

Informações técnicas: 176 páginas, 21x28cm, capa dura.
Sinopse: Bernardo Figueiredo se formou no auge do período moderno e atuou com pioneirismo em experiências criativas diversas. Seu design vai do mobiliário para o palácio Itamaraty, em Brasília, a iniciativas para popularizar o acesso a móveis com desenho e qualidade. Como arquiteto, projetou casas e prédios, foi premiado com estandes brasileiros para feiras internacionais e inaugurou em sua prancheta a era dos shoppings centers no Brasil, além de se dedicar a projetos urbanísticos e ecológicos em Porto Seguro.

Autoras: Amanda Beatriz Palma de Carvalho, Karen Matsuda e Maria Cecilia Loschiavo dos Santos.
Lançamento virtual do livro Bernardo Figueiredo: Designer e Arquiteto Brasileiro
07 de outubro, quinta-feira, às 18h.
Transmissão: via YouTube do MCB.
Participação: Amanda Beatriz Palma* e Karen Matsuda*.
Mediação: Giancarlo Latorraca* (MCB).

Venda do livro Bernardo Figueiredo: Designer e Arquiteto Brasileiro
09 de outubro, sábado, das 10h às 18h.
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Terraço
Após a data, o livro poderá ser adquirido pelo site da Editora Olhares.

*Sobre Amanda Beatriz Palma De Carvalho
Arquiteta e pesquisadora, formada pela FAU-USP. Doutoranda pela mesma instituição, onde estuda a obra de José Zanine Caldas. É uma das escritoras do livro Bernardo Figueiredo.

*Sobre Karen Matsuda
Historiadora, formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2014), mestre em Projeto de Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2020), com pesquisa sobre o Palácio Itamaraty. Vive em São Paulo.

*Sobre Giancarlo Latorraca
Diretor técnico do MCB, arquiteto pela FAU-USP, doutorando na Escola de Design da mesma faculdade e professor licenciado da Escola da Cidade.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content