PROGRAMAÇÃO

LANÇAMENTO DO LIVRO BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS

Conjunto Habitacional de Heliópolis – Nelson Kon

Com 32 anos de trajetória, o escritório de Mario Biselli e Artur Katchborian tem uma produção abrangente, com projetos em diversas escalas e temas: residências, edifícios públicos e privados, projetos comerciais e de serviços, escolas, centros esportivos e projetos urbanos. Sua arquitetura procura compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras. No próximo dia 18 de junho, terça-feira, a partir das 19h, os profissionais lançam no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, – pela editora Acácia Culturalo livro que marca este momento ‘Biselli Katchborian Arquitetos’.

A publicação traz uma abordagem holística sobre o trabalho desenvolvido em mais de três décadas. Um texto do arquiteto, crítico e organizador da obra Francesco Perrotta-Bosch abre o livro, seguido por um perfil escrito pela jornalista Michele Oliveira, que reflete, entre outros assuntos, sobre o momento chave da mudança de escala de atuação do escritório a partir da vitória nos concursos do Teatro de Natal e do Aeroporto de Florianópolis. Na sequência, um artigo da arquiteta e professora Elisabete França com o tema “A presença da arquitetura nos programas públicos de habitação”, e um texto-aula de Mario Biselli intitulado “História da Arquitetura enquanto história da técnica”, que traz uma leitura particular da transformação dos modos construtivos nos projetos arquitetônicos ao longo de oito séculos, além de ser uma generosa apresentação das referências que povoam o imaginário da dupla titular do Biselli + Katchborian.

Uma característica notável é o sucesso obtido em concursos públicos e privados. Nos últimos 15 anos, foram um dos grandes vencedores de competições arquitetônicas do Brasil, o que aparece em destaque no livro com a quantidade de projetos oriundos desse processo. “Os concursos são os laboratórios de reflexão de Mario e Artur. São os momentos em que eles experimentam estratégias de projeto e, de certo modo, fundamentam as características arquitetônicas que dão singularidade a sua obra”, explica Francesco.

O livro ainda apresenta projetos de grande relevância de Biselli + Katchborian, como os de aeroportos (Florianópolis e Guarulhos), os culturais (Teatro de Natal e a renovação do Setor Social do Clube Pinheiros), esportivos (Ginásio de Barueri) educacionais (CEU Pimentas) e habitacionais (Conjunto Habitacional em Heliópolis e o Complexo Julio Prestes).

LIVRO ‘BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS’
1ª Edição
Edição bilíngue | Português e inglês
304 páginas
ISBN 978-85-69959-06-9
Preço de capa | R$180
Onde encontrar | À venda na Livraria Martins Fontes em São Paulo. A partir de julho nas melhores livrarias do país.

BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS
TEXTOS Elisabete França, Francesco Perrotta-Bosch, Mario Biselli e Michele Oliveira
TRADUÇÃO Renata Takatu
ORGANIZAÇÃO, ESCRITA E EDIÇÃO DE TEXTOS Francesco Perrotta-Bosch
COORDENAÇÃO EDITORIAL Acacia Lischewski e Alexandre DL Rabelo
PROJETO GRÁFICO E CAPA Luciana Mattar
PRODUÇÃO GRÁFICA Gerson Tung
FOTOGRAFIAS Nelson Kon, Rafael Salim, Mario Biselli, Ucha Aratangy e Vitor Zanatta ILUSTRAÇÃO CAPA Mario Biselli
REVISÃO PORTUGUÊS Alicia Toffani e Rafaela Cera
TRADUÇÃO PARA INGLÊS Renata Takatu
REVISÃO INGLÊS Matthew Rinaldi
TRANSCRIÇÃO DE AULA DE MARIO BISELLI Clara Varandas Abussamra

 
SERVIÇO:
Lançamento do livro BISELLI KATCHBORIAN ARQUITETOS
Dia 18 de junho de 2019
Terça-feira, das 19h00 às 22h00
Entrada gratuita

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h