PROGRAMAÇÃO

Arquiteturas do Cotidiano-A obra de Ribas Arquitetos: 1960-2007

Arquiteturas do Cotidiano-A obra de Ribas Arquitetos: 1960-2007

No dia 16, a editora Romano Guerra e o MCB lançam o livro Arquiteturas do cotidiano-A obra de Ribas Arquitetos: 1960-2007, de Marcio Cotrim, que discorre sobre a produção do escritório de arquitetura Ribas y Cia, de Francisco Ribas e José Luis Cia, fundado no início de 1960, em Barcelona. Na ocasião haverá um debate com a participação do autor do livro, do arquiteto e sócio do escritório Ribas y Cia, Damian Ribas Malagrida, e do professor da FAU Mackenzie e editor da Romano Guerra, Abílio Guerra.

Ilustrado com fotos e plantas em cores, e com versão em espanhol, o livro reivindica a inserção da produção do escritório na cultura arquitetônica catalã da segunda metade do século 20, período em que a Espanha, impulsionada pelo crescimento econômico iniciado na década de 1950, dava sinais de renovação do pensamento arquitetônico, desvinculando-se lentamente dos esquemas clássicos da década de 1940.

A inserção proposta neste livro se apoiou em pelo menos dois eixos que conduziram a pesquisa: a participação na consolidação da arquitetura moderna catalã da construtora que antecedeu a constituição do escritório, a Ribas y Pradell; e a análise e constatação de uma produção a partir dos anos 1960, que se mostrou segura e coerente. Ela foi desenvolvida em meio à rotina de um escritório pequeno, que buscou o ponto de inflexão de sua obra numa evolução lenta e acumulada no dia a dia de trabalho.

Sobre os arquitetos Francisco Ribas Barangé formou-se arquiteto em 1960 e fez doutorado em 1965. Foi professor de projetos para 3º e 4º ano na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB) entre 1966 e 1969 e membro da diretoria do Colégio Oficial de Arquitetos da Catalunha e Baleares (COAC) em 1962 e 1973. Entre 1960 e 1985, junto com o arquiteto José Luis Cia, dirigiu o escritório Ribas y Cia Arquitectos e a partir de 1995, ao lado de Damián Ribas Malagrida, o Ribas Arquitectos.

Damián Ribas Malagrida formou-se arquiteto em 1995 pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB). Depois de uma temporada no escritório de Jaume Bach y Gabriel Mora se associou a Francisco Ribas Barangé formando o Ribas Arquitectos, onde permanece até hoje.

16/4, às 19h30

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content