PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | VIAGEM À LIBERDADE: EM BUSCA DA ALMA JAPONESA DE UM BAIRRO

Fotos: Mariana Chama e Marcio Scavone

#MCBEMCASA

Em cartaz de 28 de maio a 13 de julho de 2008. 

A mostra celebrou o centenário da imigração japonesa no Brasil e trouxe nas fotos de Marcio Scavone, com curadoria de Roseli Nakagawa, um olhar poético sobre os tradicionais espaços da Liberdade. Trata-se de uma viagem à cultura nipônica, seus objetos, arquitetura e rostos que fazem parte deste bairro vivo e pulsante, significativo na construção da identidade paulistana.

Mirada imaterial em busca do espírito e da tradição, memória viva de um Japão brasileiro que consegue ir além do tempo e do espaço, o ensaio revela afetos e lembranças, assinala a passagem do tempo em quarteirões, vielas, corredores, galerias, balcões de bar com cheiro de saquê e cerveja, templos silenciosos, e lojinhas de estranhos objetos eletrônicos. Confira alguns dos registros expostos na mostra:


Fotos: Marcio Scavone

“Transformo o bairro oriental de São Paulo numa metáfora da busca pela familiaridade numa terra estranha”, diz Scavone. “Até mesmo os personagens do bairro que povoam a exposição e o livro assumem uma atitude atemporal, como se fizessem parte de um álbum de retratos congelado no tempo e no espaço.

Uma curiosidade sobre as imagens apresentadas na mostra é que foram feitas antes da implantação da Lei Cidade Limpa. Assim, foram registrados grande parte dos cartazes, placas e textos que sempre fizeram parte da paisagem tradicional da Liberdade.

Durante a abertura da mostra, foi lançado livro homônimo que trouxe 116 fotos coloridas, clicadas por Scavone, sobre o cotidiano do bairro paulistano. Publicada pela Alice Publishing Editora, com versão em português e japonês, a obra tem formatação especial: duas capas, uma ocidental e outra oriental, homenagem à maneira japonesa de fazer livros que permitirá a leitura da direita para a esquerda ou na direção oposta. Confira registros da abertura realizada no dia 27 de maio:


Fotos: Mariana Chama e Marcio Scavone

Abertura: 27/05, às 19h
Visitação: de 28/05 a 13/07
Patrocinio: Mitsubishi Motors

Sobre Marcio Scavone
Célebre por sua capacidade de revelar a personalidade de seus retratados através de seus mínimos gestos e olhares, o fotógrafo Marcio Scavone nasceu em São Paulo em 1952. Suas qualidades já foram reconhecidas com prêmios como o Clio Awards e o Leão de Ouro, em Cannes. É autor também dos livros “Entre a Sombra e a Luz”, 1997; “Luz Invisível”, 2002; e “A Cidade Ilustrada”, 2004.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content