PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | UM NOVO CARDUME

Créditos: Marich

#MCBEMCASA

Em cartaz de 27 de maio a 06 de julho de 2008. 

A mostra celebrou o centenário da imigração japonesa e trouxe a experimentação criativa no design das luminárias-esculturas criadas pelo artista Lucas Isawa.

Inspiradas na tradição koinobori, carpa colorida de tecido ou papel trazida ao Brasil pelos imigrantes japoneses, as luminárias são objetos em constante mutação, seja por meio da brisa que as faz mudar de posição, seja pela luz que realça sua estrutura ou por sua leveza e transparência.

Créditos: Fabio Miyata

Com curadoria de Marcelo Suzuki, a exposição ofereceu ao público a oportunidade de visualizar as lanternas japonesas agrupadas. Segundo Lucas Isawa, toda a tradição técnica de execução destes objetos é repassada com liberdade e experimentação formal de expressiva criatividade, especialmente em seu design.

No entanto, para fazer as luminárias, houve um processo de evolução, pois seu olhar e, principalmente, suas mãos apreenderam a estrutura como independente da volumetria que resulta da forração de papel. Esse conhecimento levou à liberação do volume em relação às peças estruturais de bambu amarrado.

De acordo com Marcelo Suzuki, a nova relação volume-estrutura leva ao distanciamento do objeto resultante de sua referência inicial, sejam peixes, animais marinhos e outras quaisquer, nos levando à leitura da escultura-luminária por si só.

Confira registros da abertura da mostra e do workshop com Lucas Isawa, que aconteceu paralelamente á exposição:

Créditos: Marich

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content