PROGRAMAÇÃO

PEDALÁ E CÁ

Visitação: até 5 de julho
Museu da Casa Brasileira e o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo apresentam a exposição Pedalá e Cá. Com curadoria de Jorn Konijn, a mostra discute a mobilidade urbana a partir da experiência holandesa do uso da bicicleta. Está em exposição um painel com textos e imagens sobre essa tradição da Holanda, além de vídeos sobre o uso cotidiano deste transporte no país.

“Na Holanda as bicicletas estão em todos os lugares, sempre e em qualquer época do ano. Sim, é verdade que a geografia plana facilita pedalar. Sim, as cidades são pequenas e, portanto, fáceis de acessar de bicicleta. E sim, as crianças holandesas aprendem a pedalar logo depois de aprender a andar! Porém, existe mais do que isso entre os holandeses e o ato de pedalar: as bicicletas são uma parte essencial da identidade nacional. Pedalar sua bike todo dia significa que você é 100% holandês”, afirma o curador Jorn Konijn. “Esta mini-exposição mostra exatamente isto. O relacionamento da Holanda com suas bicicletas pode ser uma inspiração, um ponto de partida ou o objetivo final para as cidades brasileiras. Por que não deixar seu carro em casa e pedalar para o trabalho? É saudável, econômico e muitas vezes mais rápido! Pedale!”

A ideia inicial para a realização desta exposição surgiu em novembro de 2014, a partir do contato entre Jorn Konijn e o diretor da feira Mercado Arte e Design (MADE), Waldick Jatobá. Em parceria com os designers gráficos Karen Barahona e Tys van Santen, Jorn Konijn desenvolveu a mostra “Pe+Da+Lá & Aqui”, como parte da MADE 2014, que contou com oito painéis sobre diferentes aspectos da cultura da bicicleta no Brasil e na Holanda, feitos por artistas dos dois países: Andre Firmiano, Daniel Sussmann, Floris Bovee, Jorn Konijn, Karen Barahona, Pedro Riveira, Tiago Vilas Boas e Tys van Santen. Na ocasião, foi exposta também a bicicleta criada pelo escritório Van Moof Design, além do vídeo sobre o uso cotidiano do transporte na Holanda.

O Museu da Casa Brasileira apresenta agora um recorte dessa exposição, através de um único painel desenvolvido pelos mesmos designers gráficos. “O MCB procura desempenhar, por meio de suas ações, um papel ativo na discussão sobre o urbanismo em São Paulo, inserindo em sua programação cultural assuntos inerentes ao espaço urbano e à mobilidade na cidade”, afirma o diretor técnico do Museu, Giancarlo Latorraca. “Acreditamos que a exposição Pedalá e Cá pode ajudar a potencializar o debate sobre mobilidade urbana na cidade de São Paulo e revelar uma experiência de sucesso em termos de transporte e cidadania.”

Realização:
 MCB e Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content