PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | VIVERE ALLA PONTI – MANEIRAS DE MORAR E TRABALHAR DE GIO PONTI

Créditos: Renato Parada

#EXPOSIÇÕESMCB

Em cartaz de 1º de março a 15 de abril de 2018. 

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e o Istituto Italiano di Cultura apresentaram em São Paulo a exposição “Vivere alla Ponti – maneiras de morar e trabalhar de Gio Ponti”.

Abertura da Mostra

Créditos: Vinicius Stassola

Com curadoria de Francesca Molteni e Franco Raggi, a mostra ficou em cartaz de 1º de março a 15 de abril e percorreu as experiências arquitetônicas projetadas pelo mestre do design e da arquitetura na Itália no século XX. Foram expostos vídeos, fotografias de arquivos, móveis e a reprodução de desenhos inéditos. O evento faz parte da segunda edição do IDD (Italian Design Day) – Jornada do Design Italiano no Mundo.

Peças Expostas na Mostra 

A exposição chegou ao MCB depois de passar por Milão, Roma, Veneza e Londres, e conta com o apoio de Molteni&C., responsável pela reedição de parte do mobiliário projetado por Ponti. As peças apresentadas na mostra foram idealizadas entre 1935 e 1970 e incluem poltronas, mesas de centro, cadeiras e estantes, algumas usadas pela família do designer. Documentos e fotografias expostos retrataram a relação íntima que o artista desenvolvia com seus projetos arquitetônicos: das casas em Milão desenhadas para viver com a família até o Palazzo de Montecatini, que abriga os famosos escritórios da Pirelli.

Registros Expostas na Mostra 

O Istituto promoveu no dia 28 de fevereiro a exibição do filme Amare Gio Ponti, dirigido por Francesca Molteni. O documentário, produzido em 2015, trouxe depoimentos de familiares do artista e de alguns de seus herdeiros de profissão, como Vittorio Gregotti, Fulvio Irace, Enzo Mari, Giovanna e Maria Grazia Mazzocchi.  Na sequência, houve um debate com Peter Hefti, responsável pelas atividades culturais do Grupo Molteni e diretor do Museu Molteni e do Compound, na Itália. Outra ação que fez parte da programação foi a visita orientada com Peter Hefti no dia 2 de março, sexta-feira, às 15h.

Destaque na Mídia

Impresso

Folha de S. Paulo | Revista Affari Negócios | Revista Casa Claudia | O Estado de S. Paulo | Revista Áudio & Vídeo Design e Tecnologia

Online

Notícias ao Minuto | Revista USE | ArcoWeb | Casa Vogue | Jornal Abitare

TV

TV Cultura Metrópolis

Rádio

Rádio Cultura

Sobre Gio Ponti
Conhecido como uma das figuras mais influentes do design italiano, Gio Ponti nasceu na cidade de Milão, em 1891. Trabalhou como arquiteto, designer industrial e pintor. Foi professor na Faculdade de Arquitetura na Politécnica de Milão e fundador das revistas Domus (1928) e Stile (1941). Morreu em 1979, depois de quase 50 anos dedicados à profissão.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content