PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | TIPOS LATINOS – 8ª BIENAL DE TIPOGRAFIA LATINO-AMERICANA

Créditos: Renato Parada

#EXPOSIÇÕESMCB

Em cartaz de 23 de junho a 26 de agosto de 2018. 

Em junho de 2018, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugurou a exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana.

Expografia da Mostra

Créditos: Vinicius Stasolla

A abertura contou com as palestras “A Tipografia corporativa no projeto LATAM”, de Daniel Sabino (designer de tipos da Blackletra), e “Gerente Criativo/Interbrand”, de Gil Botari (gerente criativo da Interbrand). Os representantes do Comitê Tipos Latinos, Ricardo Esteves, coordenador técnico, e Andrea Kulpas, designer gráfico com especialização em tipografia, apresentaram um panorama dos inscritos da edição de 2018. Houve ainda uma homenagem ao designer Alexandre Wollner, que faria 90 anos em 2018. O público também acompanhou a produção de cartazes com a técnica de impressão tipográfica – pressão de tipos metálicos móveis sobre papel -, que foram distribuídos aos visitantes.

Abertura da Mostra

Créditos: Vinicius Stasolla 

A iniciativa, que tem o Brasil como cofundador, surgiu em 2004 e acontece simultaneamente em 14 países da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A cada dois anos, a Tipos Latinos recebe inscrições de trabalhos relacionados à tipografia e seleciona as novidades do mercado. A mostra itinerante percorre diversas cidades em cada um dos países participantes e apresenta ao público o que de mais importante está acontecendo no universo tipográfico latino-americano.

Oficina de Letting

Créditos: Alisson Ricardo

A Tipos Latinos trouxe para o MCB 73 trabalhos, dos quais 15 são de designers brasileiros, selecionados entre os 444 inscritos ─ 116 projetos do Brasil, 83 do Chile e 81 da Argentina. O júri, composto por Ricardo Esteves (Brasil), Diego Aravena (Chile), Fernanda Cozzi (Argentina), Isaías Loaiza (México), Rubén Salinas (Bolívia) e Felipe Calderón (Colômbia), reuniu-se em Bogotá, na Colômbia, em março de 2018, para selecionar os vencedores, que integraram a exposição.

Alguns Cartazes Expostos na Mostra

Em 2018, houve a inclusão da categoria Novos Talentos (Emergentes), em que concorreram estudantes e profissionais sem experiência prévia na publicação comercial de tipos; além de subdivisões em outras seis categorias: Texto, Título, Manuscritas, Superfamílias, Experimentais e Miscelâneas.

Segundo Tadeu Costa, organizador do evento em São Paulo, a intenção era aproximar o público do universo dos criadores de fontes e apresentar a diversidade e o grau de excelência da produção tipográfica latino-americana.

Destaques da Mídia

Impresso e Online 

Dica de Teatro | Notícias ao Minuto | Secretaria da Cultura do Estado de S. Paulo | DesVirtual | Designices | Folha de S. Paulo | BH Eventos | Folha de S. Paulo (Impresso)

Rádio

Rádio Cultura

Rádio Cultura

Apoio: Senac, Universidade Anhembi, Fedrigoni, Editora UBU, DooType, BlackLetra, Comavi Locação e Serviços, Plau, Harbor, TypeFolio, UEMG-Universidade Estadual de Minas Gerais, OTSP, QStampa, TipoCracia.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content