PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | PECONHEIROS

Créditos: Alisson Ricardo e Vinicius Stasolla 

#EXPOSIÇÕESMCB

Em cartaz de 11 de setembro a 14 de outubro de 2018.

Para apresentar o trabalho desenvolvido pelo “The Spirit of Poland” em parceria com o estúdio de design para esportes “We design for Physical Culture” na comunidade de Boa Vista do Acará, na Amazônia, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, inaugurou no dia 11 de setembro de 2018,  a exposição “Peconheiros”. Na ocasião, os visitantes também puderam participar de uma visita orientada com Monika Brauntsch, Dorota Kabala e Carolina Menezes, designers que participaram do projeto.

Abertura da Mostra 

Créditos: Vinicius Stasolla 

A mostra, que já esteve no festival Gdynia Design Days 2017 (Polônia), apresentou o projeto e as soluções que visam aumentar a segurança e o conforto dos coletores de açaí (os chamados peconheiros) na subida das palmeiras, que medem em torno de 15 metros de altura. Tradicionalmente, esses profissionais subiam os pés de açaí para apanhar comida para suas famílias, mas, atualmente, com o aumento da demanda comercial pela fruta, cresceu também a atividade diária desses profissionais e, com isso, as difíceis condições de trabalho e o cansaço resultam em acidentes mais frequentes.

Imagens Divulgadas

Créditos: Divulgação

Os peconheiros costumam subir nos açaizeiros sem proteção, com um facão acomodado no short ou entre os dentes e uma folha da palmeira ou saca enrolada nos pés e requer habilidades especiais de equilíbrio, com apoio centralizado nos pés e mãos livres para manuseio do facão. Em alguns casos eles utilizam também a peconha, cinta de pé utilizada pelos coletores em um processo rudimentar de colheita.

 

O trabalho das designers e de toda a equipe teve como objetivo melhorar as condições de segurança dos trabalhadores, por meio de equipamentos que respeitam o contexto local e as habilidades dos profissionais no dia a dia. “Durante o trabalho em Boa Vista, procuramos aplicar soluções práticas vindas da escalada, da arboricultura e do design para esportes, ao mesmo tempo que trabalhamos com materiais e técnicas locais. Isso foi crucial para possibilitar a popularização das soluções criadas”, completa Dorota Kabala, do estúdio We Design for Physical Culture.

Destaques na Imprensa

Guia da Folha (Impresso) | Alô Alô Bahia (Online) | Dica de Teatro (Online) | Gazeta da Semana (Online) | Revista Use (Online) | Top RG (Online) | Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (Online) | Globo Rural (Online) | Agranovas (Online) | Viva Cidade News (Online) 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content