PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | MEMÓRIA: VISÕES DE UM PEQUENO LARGO

 

Créditos: Alisson Ricardo

#EXPOSIÇÕESMCB

Em cartaz de 29 de junho a 1º de setembro de 2019. 

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, promoveu a exposição “Memória: Visões de um pequeno largo” sobre o Largo da Memória, região central de São Paulo e antigo ponto de descanso para tropeiros que realizavam o transporte de cargas e mercadorias, vindos da região oeste do Estado em direção ao vale do Rio Tietê no início do século XIX.

Créditos: Alisson Ricardo

A exposição mesclou o texto a diversas linguagens visuais — fotos, ilustrações, anúncios de jornal, cartões postais, etc. — e colocou o Largo no papel de narrador da própria história, dos eventos cotidianos ocorridos naquela região e das transformações sofridas pela cidade e ali testemunhadas.  Apesar da vasta historiografia sobre São Paulo, não há quase material sobre o Largo, que sedia o primeiro monumento da cidade, datado de 1814.

Imagens Divulgadas na Mostra

Créditos: Divulgação

Há mais de 100 anos, em 1919, o então prefeito Washington Luís encarregou o arquiteto Victor Dubugras de elaborar um projeto para o Largo da Memória como forma de celebrar o Centenário da Independência do Brasil, que ocorreria três anos depois. A série de melhorias passou pela construção de escadas em curva e pela colocação de um novo chafariz e de um painel de azulejos, ambos projetados pelo artista José Wasth Rodrigues. No painel constava, pela primeira vez em um monumento público, o brasão da cidade, símbolo criado por Wasth e por Guilherme de Almeida em 1917.

Abertura da Mostra

Créditos: Divulgação MCB

De lá para cá, o local e sua área próxima, o Piques, sofreram profundas transformações. A exposição “Memória”, de Gustavo Piqueira, contou essa história emoldurada pela série de leituras gráficas da São Paulo contemporânea realizadas por ele em parceria com Samia Jacintho, da Casa Rex.

Destaques na Mídia

Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo| Sisem SP | Núcleo de Design Gráfico Ambiental

Confira mais detalhes sobre o projeto “Memória” clicando aqui

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content