PROGRAMAÇÃO

MESA EXPOSITIVA | CHAÍSMO

Visitação a partir de 01 de outubro de 2019

O Chaísmo incute a pureza e a harmonia,
o mistério da claridade mútua.
Kakuzo Okakura

Sobre uma mesa no jardim do museu havia xícaras, bules, pequenos pratos de sobremesa, talheres, dois ou três bolos e algumas flores.
Receberíamos nesse dia a visita de um grupo de senhoras e senhores idosos vindos da Associação São Joaquim, instituição parceira em Carapicuíba.
Depois da visita ao acervo, sentamos à mesa para saborear o chá, o bolo e, principalmente, as histórias de vida dessas pessoas.

Falamos sobre os objetos vistos e os imaginados durante o passeio; cada visitante guardava na memória ao menos uma história para contar.
As lembranças, os saberes, as receitas e as relações de afeto provocadas pelos objetos nos emocionaram, nos fizeram cantar e dançar.
Percebemos naquele encontro algo maravilhosamente potente e necessário. O gesto aparentemente simples de oferecer uma xícara de chá para o visitante, acalma, celebra o encontro, interrompe o fluxo cotidiano ao qual estamos submetidos numa grande cidade, concentra, aguça os sentidos, altera a temperatura dos corpos, o estado das coisas e por consequência, a qualidade do encontro e da visita.

Em parceria com a Olaria Paulistana e com a Arte Brasil Materiais Cerâmicos, produzimos um jogo composto por 60 xícaras e pires, modelados de organicamente, com formatos e pinturas particulares, que agora participam de muitas das nossas ações educativas, levando essa experiência sensível para diferentes públicos: de crianças a adultos.

Essa produção posteriormente foi articulada com o projeto Seu Museu, envolvendo os funcionários fixos e terceirizados da instituição na criação de sua xícara de cerâmica, visando substituir os copos plásticos e introduzir o uso de um objeto mais acolhedor e afetivo na rotina de trabalho. Todo o processo foi coordenado e orientado pela ceramista Lucia Eid, que nos acompanhou como uma mestra durante a modelagem, queima e pintura das peças. Seus ensinamentos sobre os aspectos técnicos e sabedorias compartilhadas, foram os pilares desta realização e dos caminhos trilhados na pesquisa das tradições e dos costumes no nosso cotidiano, que podem e pedem por constantes reinvenções e atualizações.

Educativo MCB 

 

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano/SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h