PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | DESIGN HOLANDÊS HOJE: OBJETOS QUE INDICAM A CASA DE AMANHÃ

Fotos: Alisson Ricardo e Gui Gomes 

#MCBEMCASA

Em cartaz de 27 de fevereiro a 24 de abril de 2016. 

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresentou, entre 27 de fevereiro e 24 de abril, a exposição Design holandês hoje: objetos que indicam a casa de amanhã, realizada em parceria com o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos no Brasil. Com curadoria de Jorn Konijn (Holanda), a mostra reuniu peças de uso cotidiano através de um recorte da produção holandesa atual, com produtos que trazem as soluções dos designers do país aos desafios apontados pelas novas configurações de morar.

Derivada da exposição “Design contemporâneo holandês”, realizada durante a Bienal Brasileira de Design 2015, no Palácio Cruz e Souza, no centro de Florianópolis (SC), a mostra reuniu objetos que incorporam novas tecnologias e soluções, apresentando um novo olhar sobre a vida cotidiana. “Como os designers lidam com essas situações mutantes? Elas alteram o design desses profissionais? E os designers, oferecem novas ferramentas de suporte às mudanças? Até que ponto esse novo contexto doméstico e social mudou o trabalho deles?”, questionou o curador.

Procurando responder a estas perguntas, Konijn selecionou obras como a mesa cujo tampo é um painel fotovoltaico que capta energia solar; uma bicicleta feita de madeira de reflorestamento; e um jogo de chá com design inspirado em insetos.

“O MCB promove em sua programação cultural e através das edições anuais do Prêmio Design o debate sobre o caráter transversal do design e a sua presença nos objetos de uso cotidiano”, explica Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. “A mostra Design holandês hoje traz elementos relevantes para essa discussão, revelando soluções contemporâneas para problemas universais e apontando caminhos frente às novas possibilidades técnicas e de configuração do habitat.”

Confira alguns registros do dia da inauguração da mostra: 

Fotos: Chema Llanos

Alguns destaques na mídia sobre a exposição:

Impresso e Online

Carta Capital | Diário Oficial |Divirta-se | Radar Design | Jornal Web Digital 

TV e Rádio 


SPTV 2ª edição – TV Globo


Jovem Pan – Momento Arte e Cultura com Julie Belfer

Confira abaixo alguns vídeos que apresentam o processo de produção de algumas peças:
Criando uma cadeira sem fim – Dirk Vander Kooij 
Banco de gravidade – Jólan Van Der Wiel 
Leilões de Kunsthal – Sweaters de Loes 
Produção Têxtil – O Estúdio sem Nome 

Sobre Jorn Konijn
Curador internacional freelancer no Instituto de Arquitetura da Holanda (NAi), Jorn Konijn é diretor-fundador da This Must be the Place, organização cultural que opera no campo das indústrias criativas. Foi curador de duas participações holandesas em bienais internacionais: em novembro de 2011 com a exposição Unsolicited architecture para a BIA, em São Paulo, e Housing with a mission para a Bienal Internacional de Shenzhen, China, em dezembro de 2011. Foi co-curador da apresentação em Roterdã (Holanda) da exposição “Lelé, arquiteto da saúde e do bem-estar”, ao lado de Max Risselada e Giancarlo Latorraca, e também da Bienal Internacional de Arquitetura de Shenzhen Hongkong, realizada em dezembro de 2013. Em 2015, foi curador no MCB do painel “Pedalá e Cá”, que discutiu a mobilidade urbana a partir do modelo holandês do uso da bicicleta.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content