PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | CONCURSO DO CARTAZ 2019

Fotos: Leo Eloy/ Estúdio Garagem

Em cartaz de novembro de 2019 a março de 2020.

No dia 23 de novembro, sábado, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugurou simultaneamente as exposições do 33º Prêmio Design MCBConcurso do Cartaz e o painel Pioneiros do Design Brasileiro – José Zanine Caldas.

A mostra Concurso do Cartaz apresenta a peça vencedora e outros 45 trabalhos selecionados e possibilita aos visitantes elegerem seu cartaz favorito por meio de votação popular. O resultado dessa escolha será divulgado em março de 2020.

A peça vencedora foi a de Stephanie Mathias de Souza, de São Paulo e além de ganhar o concurso, o trabalho foi a inspiração de toda a identidade visual da edição de 2019. A peça vencedora e os selecionados foram escolhidos pela comissão julgadora coordenada por Gustavo Piqueira, designer gráfico à frente da Casa Rex e um dos mais premiados do Brasil, com quase 500 prêmios internacionais de design; e composto por Tereza Bettinardi, designer gráfica co-fundadora d’A Escola Livre, projeto educacional em design gráfico e coordenadora do curso de Design Gráfico da Escola Britânica de Artes Criativas [EBAC]; Vanessa Queiroz, designer, diretora da ADGBrasil – Associação de Design Gráfico e sócia co-fundadora do Estúdio Colletivo; Gil Tokio, ilustrador, professor, designer, cartunista, sócio do estúdio Pingado e professor do Instituto Europeo di Design e da Quanta Academia de Artes; e Celso Hartkopf, designer, ilustrador, quadrinista, idealizador do colaborativo de arte e intervenção urbana Mutirão e ganhador do concurso do cartaz do 32° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018).

O concurso recebeu neste ano 428 inscrições, com participantes de 18 estados. O concurso vem sendo realizado anualmente de forma contínua pela instituição, como forma de incentivar a produção e o debate sobre essa peça gráfica e procurar restaurar sua centralidade nas campanhas divulgação.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completa 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, SP
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h