PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | BRUNO MUNARI: A MUDANÇA É A ÚNICA CONSTANTE NO UNIVERSO

Créditos: Leo Eloy e Júnior Franzin

#EXPOSIÇÕESMCB

Em cartaz 04 de setembro a 10 de novembro de 2019. 

O Istituto Italiano di Cultura e o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, trazem para a capital a exposição BRUNO MUNARI: a mudança é a única constante no universo, em cartaz entre 04 de setembro e 10 de novembro. Com curadoria do historiador Alberto Salvadori, a mostra apresenta 117 trabalhos do designer e artista italiano, dando uma visão geral do que foi produzido desde os anos 1930 até o final de sua carreira. A mostra conta com o apoio da Ferrero.

Créditos: Leo Eloy e Júnior Franzin

Para a exposição no MCB, foram selecionadas edições raras de livros de arte, que revelam a atuação de Munari no campo do design editorial, além de uma série  de livros infantis com a qual ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen, em 1947. Poderão ser vistos também experimentos que Munari fez com a utilização de luz em superfícies diversas – como projeção sobre parede, xerox e estudos sobre luz polarizada. Outros exemplos da diversidade de sua produção são a série gráfica “Negativo Positivo” e as esculturas “De viagem” e “Côncavo Convexo”, obra que obteve grande destaque na trajetória do artista, além de duas de suas peças mais conhecidas: “A cadeira para visitas breves” e “Habitáculo”, cama multifuncional para crianças – projeto vencedor do Prêmio Compasso d’Oro em 1979.

Abertura da Mostra

Créditos: Júnior Franzin

Bruno Munari (1907-1998) foi uma das figuras multifacetadas da arte e do design do século XX que, durante sua carreira, construiu uma verdadeira ideia de realidade alternativa. Foi designer gráfico, artista e pedagogo, e durante seu percurso profissional esteve em constante diálogo com diferentes formas e correntes artísticas. Seus projetos foram reconhecidos com quatro prêmios Compasso d’Oro, a mais antiga e prestigiada premiação de desenho industrial italiana, em 1954, 1955, 1979 e, em 1995, pelo conjunto da obra. Foi também agraciado por prêmios internacionais, como o Japan Design Foundation em 1985. Munari colaborou intensamente com a produção gráfica e editorial, tendo publicado diversos livros voltados para o público infantil. O método Munari, desenvolvido por ele e voltado à educação para a arte, ainda é aplicado hoje no mundo todo.

Produções de Bruno Munari

Créditos: Divulgação Bruno Munari

Alberto Salvadori, responsável pela seleção das obras, é especializado em História da Arte moderna e contemporânea dos países europeus, tendo estudado na Universidade de Pisa (Itália) e trabalhado em algumas das principais instituições de arte como a Galeria de Arte Moderna do Palácio Pitti de Florença. Salvadori fará uma palestra no IED – Instituto Europeu de Design, no dia 29/08, intitulada Multi Munari – Molti Munari, ao lado do prof. Rafael Toledo, coordenador da área de Design de Produtos e Serviços (IED), na qual apresentará as diferentes correntes da obra de Munari. O curador também realizará uma visita especial à exposição no dia 04/09, às 18h30, com vagas limitadas – inscrições através do site do MCB a partir de 27/08.

Produções de Bruno Munari

Créditos: Roberto Marossi
Livro ‘A fantasia, o design e a literatura para a infância’ de Michaella Pivetti

Como parte da programação paralela à mostra, o MCB promoverá uma série de oficinas através do seu Programa Educativo, voltadas aos diferentes campos de atuação de Munari. As atividades privilegiarão a infância entre os dias 12 e 19 de outubro, data em que será lançado o livro ‘A fantasia, o design e a literatura para a infância’, de Michaella Pivetti (Editora Limiar). Michaella falará sobre a fantasia na literatura infantil, dividindo o papo com o ilustrador Odilon Moraes e a professora Livre Docente do Departamento de Projeto da FAU-USP Clice de Toledo Sanjar Mazzilli.

Vídeos Bruno Munari

 

 

 

Destaques na Imprensa

Impresso

Guia da Folha | Revista Affari São Paulo | Folha de S. Paulo | Empresas & Negócios | Guia da Folha | Guia da Folha Divirta-se | Revista Quatro Cinco Um | Guia da Folha 

Online

Revista USE | Fonte Central de Notícias | Guia Folha de S. Paulo | Carta Campinas | Arte que Acontece | Gaúcha ZN Cultura e Lazer | Ansa Brasil | Terra Arte e Cultura | The World News Brasil | Guia Folha de S. Paulo | Núcleo de Design Gráfico Ambiental

Rádio

Rádio Cultura 

Rádio Cultura 

Rádio Cultura 

Rádio Eldorado

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content