PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | 33º PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Créditos: Leo Eloy

#EXPOSIÇÕESMCB

Em cartaz de 23 de novembro de 2019 a 08 de março de 2020. 

No dia 23 de novembro de 2019,  o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, inaugurou simultaneamente a exposição do 33º Prêmio Design MCB e o Painel Pioneiros do Design Brasileiro – José Zanine Caldas. Na data, também foram lançados o livro que celebrava o centenário do designer (‘José Zanine Caldas’, Editora Olhares) e a revista ArqXP, que encartou o catálogo da mostra do prêmio.

Créditos: Leo Eloy

Representando a 33ª edição do Prêmio, foram expostos 91 projetos entre as categorias de Produtos e Trabalhos Escritos. As categorias de Produtos trouxeram 64 peças, sendo 29 premiadas (1º, 2º, 3º e Menções Honrosas) e outras 35 selecionadas pelo júri para integrarem a exibição. Em Trabalhos Escritos puderam ser vistos 27 trabalhos entre premiados e selecionados, nas modalidades Publicados e Não Publicados.

Abertura da Mostra

Créditos: Júnior Franzin e Alexandre Ondir

A Mostra Concurso do Cartaz, que divulgou a peça vencedora e outros 45 trabalhos selecionados, possibilitou aos visitantes elegerem seu cartaz favorito por meio de votação popular. O resultado dessa escolha foi divulgado em março de 2020.

Em 2019, a premiação recebeu 559 trabalhos que foram julgados por duas comissões independentes. Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, coordenou a comissão avaliadora nas categorias de produtos. Já Trabalhos Escritos foi coordenada por Teresa Riccetti, docente e pesquisadora no curso de design da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Catálogo “33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira”
Clique aqui para conferir o catálogo “33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira”.

Croquis da Elaboração da Exposição

Créditos: Equipe MCB

 

Destaques na Imprensa (Impresso e Online)

Diário de Suzano (impresso) | Empresas e Negócios (impresso) | Guia Divirta-se OESP (impresso) | Revista Decor (impresso) | Olhares (online) | Gazeta do Povo (online) | Casa (online)

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content