PROGRAMAÇÃO

MOSTRA | 30º PRÊMIO DESIGN MCB

Créditos: Gui Gomes

#EXPOSIÇÕESMCB

Em cartaz de 24 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017.

O Prêmio Design MCB é a mais tradicional e prestigiada premiação de design do Brasil. Realizado pela instituição desde 1986, o Prêmio conta com uma história que reflete a trajetória da consolidação da identidade do design nacional.

A edição de 2016, que celebrou a 30ª edição do Prêmio, recebeu 640 inscrições e contemplou vencedores nas categorias Construção, Eletroeletrônico, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Transporte, Utensílios e Trabalhos Escritos.

Expografia da Mostra

Créditos: Gui Gomes

Celeiro de talentos e pódio para a consagração de profissionais, o Prêmio Design MCB traça anualmente um panorama da produção contemporânea brasileira em categorias que abrangem o design de produtos e a produção escrita, acadêmica e editorial ligada ao segmento.

Já foram revelados e/ou consagrados pela iniciativa grandes nomes do setor, como o ícone da arquitetura e do urbanismo nacional Paulo Mendes da Rocha, que venceu a primeira edição do prêmio, em 1986, com sua Poltrona Paulistana.

Abertura da Mostra

Créditos: Pedro Guida e Marcelo Rodrigo

Como parte da celebração do 30º Prêmio, foi lançado o Livro Prêmio Design MCB (1986-2016), escrito por Chico Homem de Melo, Marcos da Costa Braga e Maria Cecilia Loschiavo, que reflete sobre a trajetória do Prêmio e o design brasileiro nesses 30 anos.

Além disso, a série Pioneiros do Design Brasileiro, que acompanha o Prêmio, homenageou o trabalho de Anísio Campos, designer que criou mais de 15 automóveis entre 1960 e 1990.

Destaques na Mídia 

Impresso 

Bamboo | DCI SP | Casa Vogue | AU | DCI

Online

Arco Web | Bem Produzido | Living Design | Info Arte SP | Gazeta do Povo

Clique aqui para conferir o catálogo da edição.

Cerimônia de premiação e abertura da exposição: 24 de novembro
Na mesma data foi realizada a abertura da exposição Coleção MCB – Novas Doações.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
Tel.: +55 (11) 3032.3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content