PROGRAMAÇÃO

Imagens do aqui

Imagens do aqui

A exposição trouxe o trabalho dos artistas plásticos Alina Cubas Fonteneau, Heloisa Beldi e Ofra Grinfeder, e do fotógrafo Craig Pineau. Foram 24 esculturas, uma instalação e 6 painéis fotográficos. Os quatro artistas uniram-se pela mesma comoção temática: o meio ambiente, as populações nativas e o impacto da degradação sobre a vida. Foram visões de quatro nacionalidades – cubana, brasileira, israelense e norte-americana, interpretando suas emoções sobre o Brasil.

Alina Cubas Fonteneau, cubana, mostrou em suas esculturas os resultados de uma aprofundada pesquisa na exuberância da vegetação brasileira. Utilizou uma técnica desenvolvida ao longo dos anos, em fibra de vidro e resina, que cria uma luminosidade tão constante na nossa flora. Usando do mágico e do lúdico, suas formas explodem numa linguagem orgânica. Alina mostrou 19 esculturas.

Heloisa Beldi, brasileira, denunciou a quebra da estrutura simbólica dos índios kaiowás, que resulta no suicídio da geração adolescente como afirmação e resgate de identidade. A instalação mostrou imagens em metacrilato (fusão de vidro, acrílico e foto) fixadas nas paredes e, no chão, em borracha. As imagens revelaram o universo mitológico indígena em contraposição ao mito ocidental.

Ofra Grinfeder, israelense, tratou da fragilidade da condição indígena e de seu entorno: a flora e a fauna brasileira. Foram cinco esculturas, nas quais reconstruiu a natureza com o lixo reciclado (ferro e sucata) da civilização contemporânea, que reduz e isola o indivíduo.

Em parceria com o fotógrafo norte-americano Craig Pineau, Ofra criou dois murais de 2 m x 2,5 m, utilizando ferro, sucata e foto fixada em acrílico. A rusticidade das obras da artista plástica contrastou de forma harmônica com a linguagem minimalista do fotógrafo.

As fotos de Craig Pineau estiveram todas em painéis acrílicos curvos, em pé, dando um efeito de transparência. Além dos dois murais, ele mostrou mais quatro fotos. Seus temas foram pantanal, carnaval, animais e dança. Impactado pela exuberância da cultura popular e da natureza, Pineau revelou seu olhar durante suas viagens pelo Brasil.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content