PROGRAMAÇÃO

Design britânico X 4

Coordenação: British Council de São Paulo
Curadoria: Emily Campbell e Alice Rawsthorn

Mathias Bengtsson, Sam Buxton, Tord Boontje e Daniel Brown, quatro dos mais talentosos designers que atuam na Inglaterra, apresentaram móveis, luminárias, objetos e multimídia que situam o design na fronteira das artes visuais. A mostra teve curadoria de Emily Campbell, diretora do Departamento de Design do British Council, e de Alice Rawsthorn, diretora do Design Museum, ambas de Londres. Cada um dos designers atua em áreas diferentes: Mathias Bengtsson em mobiliário; Tord Boontje em iluminação e artigos em vidro; Daniel Brown em multimídia; e Sam Buxton em objetos. Todos hábeis em unir tecnologia e arte, bem como em seu uso no universo doméstico. Em tempos de avanços importantes em tecnologias e materiais eles revelaram as inúmeras oportunidades criativas do design, utilizando a tecnologia para desafiar novas expectativas de design industrial, criando, dessa maneira, objetos atraentes pela emoção que provocam.

Saiba mais sobre o trabalho dos quatro designers:

Mathias Bengtsson: Para criar sua nova série Slice, de cadeiras e chaises longues feitas em edição limitada, Mathias Bengtsson iniciou um desenho à mão que traduziu para um perfil de dados e, utilizando cortes a laser computadorizados o transformou numa série de complexas formas 2-D. Juntas, essas peças produziram uma forma 3-D ainda mais complexa: uma combinação de uma tecnologia organicamente estética e avançada centrada em seu trabalho.

Bengtsson aplicou o conceito Slice (cortar em fatias) em diferentes materiais, incluindo madeira compensada e alumínio. Iniciou o processo em fibra de carbono tecida, muito utilizada na indústria aeronáutica. Tal processo permite não somente criar cadeiras e espreguiçadeiras com as curvas complexas dos gráficos de computador, mas também alcançar, segundo ele, “força máxima com o mínimo uso de material”, já que somente um quinto da superfície consiste de fibra de carbono.

Tord Boontje: Atuando na fronteira entre design e artesanato, Tord Boontje combinou motivos decorativos e da natureza – flores, animais e pássaros – com tecnologia acurada e materiais industriais rígidos, tais como cristal, vidro e aço, para produzir luminárias, mobiliário e artigos de vidro. Sua delicada luminária Wednesday Light teve um grande sucesso. Para produzi-la, Boontje envolveu uma lâmpada comum com uma coroa de flores feita em aço inoxidável cortado a laser que produz delicadas sombras. Seu lustre Blossom, para a Swarovski, é uma réplica resplandescente de um ramo de flores feito em cristal e diodo luminoso. Suas tigelas de vidro Darlington Crystal foram criadas através da pressão de uma bolha quente de vidro moldada por sopro contra uma tábua de madeira pregada.

Daniel Brown: Assim como muitos designers de multimídia, Daniel Brown descobriu o meio-termo e produziu sua inspiração precoce através dos videogames que jogava quando criança. Desde então, procurou refinar a estética frenética, e algumas vezes brutal, desses jogos, criando imagens interativas fluidas, divertidas e tão emocionalmente expressivas quanto a música. Brown revela um novo conceito de software-mobília de animações com sons, especialmente programadas para relacionar móveis com outras características arquitetônicas de espaço interior. Isolando elementos da animação, ele os libera da estrutura convencional da tela retangular e os integra em ambientes específicos em uma nova forma de “decoração-de-lar dinâmica”.

Sam Buxton: Quando Sam Buxton precisou de um novo cartão de visitas acabou fazendo bem mais do que imprimir um cartão comum, e desenvolveu um cartão que refletiu seu trabalho como designer de produtos. Organizando um processo químico de moagem utilizado na indústria eletrônica, Sam produziu um fino cartão em aço inoxidável que se desdobra em uma miniatura em 3-D cortada a laser. Desde então, tem criado outras miniaturas do mesmo estilo Homem-Mikro, em formas diferentes, e uma Casa-Mikro.

Como todo seu trabalho, a série Mikro combina a preocupação sobre as possibilidades de tecnologia com um talento para o desenho narrativo. Sua Electroluminescent Table é uma mesa inovadora, concebida como um experimento de interação entre mobiliário e corpo humano. Possui leds prensados no tampo de vidro que marcam os lugares onde deverão ser colocados os pratos, talheres e copos.

Saiba mais
Site Mathias Bengtsson – www.bengtssondesign.com Site Mathias Bengtsson – www.bengtssondesign.com
Sobre Mathias Bengtsson – Design Museum Sobre Mathias Bengtsson – Design Museum
Site de Tord Boontje – www.tordboontje.com Site de Tord Boontje – www.tordboontje.com
Sobre Tord Boontje – Design Museum Sobre Tord Boontje – Design Museum
Site Daniel Brown – www.danielbrowns.com Site Daniel Brown – www.danielbrowns.com
Sobre Daniel Brown Sobre Daniel Brown
Site Mikroworld – www.mikroworld.com Site Mikroworld – www.mikroworld.com
Sobre Sam Buxton – Design Museum Sobre Sam Buxton – Design Museum

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content