PROGRAMAÇÃO

Visitas em Parceria – MCB e Fundação Ema Klabin

Visitas em Parceria – MCB e Fundação Ema Klabin

Para comemorar a Semana Nacional de Museu, evento promovido anualmente pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e a Fundação Ema Gordon Klabin programaram visitas educativas que vão de encontro ao tema desse ano da Semana – “Museus: as coleções criam conexões”. As visitas em parceria acontecem nos dias 15, 17 e 18 de maio às 14h, levando o público para conhecer as duas instituições.

A atividade, parte do programa “Museu MeUeSEU: de todo mundo”, da Secretaria de Estado da Cultura, tem como objetivo discutir questões relativas à imigração na cidade de São Paulo e aspectos históricos do bairro dos Jardins. Na visita, o público poderá conhecer as duas antigas casas paulistanas que se transformaram em instituições culturais. Serão abordados seus acervos, semelhanças e peculiaridades, assim como a trajetória dos proprietários originais dos imóveis que hoje abrigam a fundação e o museu. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo telefone (11) 3062 5245.

A visita começa às 14h na Fundação Ema Klabin, (Av. Europa, 43), depois o público caminha até o Museu da Casa Brasileira (Av. Brig. Faria Lima, 2705). Durante o percurso, mediado pelos educadores das instituições, os participantes conhecerão detalhes da história dos bairros Jardim Europa e Jardim Paulistano. No domingo (18), haverá uma abordagem lúdica voltada às crianças e às famílias, na qual será oferecida aos visitantes a oportunidade de fazer uma viagem de descobertas entre os dois museus e de se caracterizar com adereços de época – como xales, boinas ou suspensórios -, em referência aos imigrantes que ajudaram a construir a história da cidade de São Paulo.

Museu MeUeSEU: de todo mundo
A partir do mês de maio, os museus paulistas ligados à Secretaria de Estado da Cultura terão gratuidade aos sábados. O MCB continuará a oferecer entrada franca também aos domingos, feriados e aberturas noturnas, contribuindo para a democratização cultural e para a apropriação, por parte do público, do espaço museológico.

“Ficamos muito felizes em anunciar a nova política de gratuidade aos sábados nos 18 museus do Governo do Estado de São Paulo”, afirma o Secretário de Estado da Cultura Marcelo Mattos Araújo. “Esperamos que a medida crie um hábito no calendário cultural paulista, facilitando ainda mais o acesso da população a programações artísticas culturais de altíssima qualidade”. Em São Paulo, fazem parte desta programação a Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca, Estação Pinacoteca e MIS (que terá gratuidade nas exposições do térreo e do acervo).

A ação, com prazo indeterminado, tem início justamente no mês em que é comemorado o Dia Internacional dos Museus: 18 de maio. Tradicionalmente, a Secretaria de Estado da Cultura já promovia um mês inteiro de programações gratuitas e para as famílias em maio, sendo que, em 2014, o MCB realiza, além dos eventos já citados, oficinas educativas nos dias 3, 10, 24 e 31 de maio, com edições do programa Uma Tarde no Museu, às 14h30, e a ação inédita que ensina a fazer pipas.

As oficinas educativas do MCB, voltada às famílias e ao público em geral, trazem jogos desenvolvidos pelo núcleo de educadores da instituição que tratam sobre os usos e costumes da casa brasileira, arquitetura, design e conteúdos correlatos: Tabu (3/5); Metrópole (10/5); Museu em Ação (24/5); e uma versão adaptada do jogo Sudoku para o Jardim do Solar (31/5). Nos mesmos dias, às 10h30, o MCB promove oficinas de fabricação de pipas inspiradas pela mostra Marcas Registradas, em cartaz no museu. O material necessário será fornecido pelo museu: varetas, cola e os papeis coloridos com formas geométricas que lembram as combinações propostas na exposição. As vagas são limitadas (inscrições gratuitas pelo telefone (11) 3032.2499 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br).

No final de semana de 17 e 18 de maio, o MCB realiza mais uma edição de sua Virada Cultural, com atrações para toda a família. Além das exposições em cartaz, o destaque está na programação “ViradaSlow”, que reúne shows, apresentação de filmes no jardim do museu e oficinas. O restaurante Santinho funcionará em horário estendido na Virada, com cardápio especial.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content