PROGRAMAÇÃO

VIRADA SUSTENTÁVEL NO MCB

O Museu da Casa Brasileira participa da Virada Sustentável 2015 com uma programação especial, voltada para toda família. São oficinas educativas, shows, intervenções artísticas, meditação, ocupação gastronômica, entre outras atividades, que acontecerão no jardim do MCB entre os dias 27 e 30 de agosto, das 10h às 18h, com entrada gratuita no sábado e domingo. 
 
Durante a Virada, o MCB oferece ao público eventos que abordam questões ligadas à mobilidade urbana, apropriação do espaço público e reaproveitamento de materiais descartados. Confira abaixo a programação: 

PROGRAMAÇÃO MUSEU DA CASA BRASILEIRA – VIRADA SUSTENTÁVEL 2015 
27 a 30 de agosto – Atividades gratuitas (entrada sujeita a lotação do espaço) no sábado e no domingo

Sábado, 29 de agosto


10h 


TATADRAMA: Oficina da Vida – Bonecas de Pano da Cultura Popular com Elisete Garcia
Conduzida pela psicóloga Elisete Garcia, a “Oficina da Vida – Bonecos de Pano da Cultura Popular” convida os participantes a customizarem bonecos por meio de peças de armarinhos e sucatas, estimulando-os a expressar suas histórias de vida, sem expor a individualidade, mas refletindo sobre si mesmo. Utilizando o método Tatadrama, uma abordagem sistemática de atividades que tem em sua essência o ato de brincar e permitir a manifestação de sentimentos, emoções e formas espontâneas de relacionamento, a oficina também conta com uma explanação teórica sobre o tema, dinâmicas corporais autoperceptivas, sensibilização sensorial, brincadeiras manuais, exposição do boneco e roda de conversa.

Oficina de Varinhas Mágicas Sonoras | Projeto Massacuca
Para mostrar como é possível confeccionar brinquedos e estimular o faz de conta usando elementos naturais, a Oficina de Varinhas Mágicas Sonoras convida adultos e crianças a coletar gravetos espalhados pelo jardim do MCB e decorá-los usando barbantes, lãs coloridas e fitas com pequenos guizos para a criação e montagem de uma varinha sonora. A atividade conta com a ajuda de monitores para a montagem das varinhas.

Oficina de bioconstrução com Felipe Pinheiro (necessária inscrição prévia)
Orientados pelo engenheiro Felipe Pinheiro, os participantes desenvolverão modelos construtivos utilizando estruturas de taipa de pilão, um sistema rudimentar de construção de paredes e muros presente há séculos no Brasil. As inscrições gratuitas, com vagas limitadas, devem ser feitas pelos contatos (11) 3026-3913 ou agendamento@mcb.org.br. A indicação etária é a partir de 12 anos. É aconselhável trazer uma toalha para secar os pés e o uso de roupas confortáveis que possam sujar.
A oficina integra a programação da mostra Casas – a morada das almas, que esteve em cartaz entre junho e agosto no MCB, apresentando, em fotografias de Zaida Siqueira, vídeos e instalações, técnicas construtivas ancestrais encontradas no território nacional, suas variações e adaptações.

11h


Oficina de Origami com Irene Tanabe
Orientados por Irene Tanabe, crianças e acompanhantes aprendem a dobrar papéis de jornais e revistas, criando origamis de utilidade pública como uma pá para recolher dejetos de cachorros feita com jornal, em substituição aos saquinhos plásticos, e lixeiras para carros. De maneira lúdica, as atividades possibilitam refletir sobre a importância de desempenhar o papel de cidadão, além de conscientizar sobre o reaproveitamento de materiais descartáveis.

Show Banda Bloquinho
Formada por oito músicos, a banda percussiva apresenta sambas, bossas e músicas infantis.

12h


Oficina “Histórias de Brincar” com Flora Barcellos, Flora Poppovic, Marina Siqueira e KalluWhitaker
As educadoras Flora Barcellos, Flora Poppovic, Marina Siqueira e Kallu Whitaker encontraram na cultura popular o espaço para confluência entre educação, teatro música e dança e, juntas, ministram as oficinas “Histórias de Brincar”. Partindo de uma história, os encontros se desenrolam como um novelo cujo fio vai sendo tecido a partir de cantigas, acalantos e brinquedos da infância, bordado com mitos, lendas, manifestações e folguedos da cultura popular brasileira.

14h


Oficina de Luminária de Garrafa com Janaina Monteiro
A designer Janaina Monteiro ministra oficina de luminária de garrafa na qual ensina a construir luminárias utilizando garrafas de vidro limpas e furadas, lâmpadas, soquetes com interruptor, fio elétrico, plugues, chaves de fenda, alicates, fio, parafusos, materiais para customização e rolhas de cortiça. O objetivo é mostrar uma forma criativa de reutilização de materiais que seriam descartados.

Intervenção “Você e a Cidade em Equilíbrio” com Marcia Aftimus (Live Painting em ambiente meditativo)*
Em prol de uma cidade mais pacífica e amorosa, a artista Marcia Aftmus pinta, no jardim do MCB, um painel em lona de 3 metros, enquanto o público medita em um espaço reservado, ao lado do painel. No domingo, a obra se transformará em 48 telas de 50×25 centímetros que serão distribuídos no encerramento da Virada.

Meditação guiada por Jeanne Pilli ao som do sitarista Fábio Kidesh
Como parte da intervenção “Você e a Cidade em Equilíbrio”, Jeanne Pilli guia a meditação ao som do sitarista Fábio Kidesh, que realiza uma apresentação instrumental com música meditativa.

TATADRAMA: Oficina da Vida – Bonecas de Pano da Cultura Popular com Elisete Garcia


Oficina de bioconstrução com Felipe Pinheiro (necessária inscrição prévia)


15h


Oficina de Bonecos de Sacola de Papel com Maria Cininha
Orientada pela artista plástica e arte educadora Maria Cininha, a oficina estimula os participantes a criarem desenhos de bonecos com sacolas de papel, mostrando que é possível fazer uma transformação significativa com este material.

Oficina “Histórias de Brincar” com Flora Barcellos, Flora Poppovic, Marina Siqueira e KalluWhitaker


16h 


Show Duofel
Formado pelo paulistano Luiz Bueno e o alagoano Fernando Melo, o Duofel apresenta no MCB o show Precioso. Tendo como referência a biodiversidade no Brasil, preocupação constante na trajetória artística do Duo nos últimos 37 anos, as músicas remetem a natureza da Amazônia tendo no repertório composições de Rio Negro e Solimões, Tom Jobim, além de músicas autorais como “Espelho das Águas”, “Subindo o Tapajós”, “Noite em Paripuera” e “Pelo Mundo a Flora”. 

DOMINGO, 30 de agosto


10h 


Ocupação de Food Bikes | Pelas Panelas
Participantes:
Picoltereia – Picolés artesanais
La Fresa Crepes – Crepes doces e salgados
La Fresa Churros – Churros espanhol com caldasquentes
Magrella – Pizzas artesanais com opção integral
Bolos Mara – Bolos artesanais
Sonheria – Tradicional sonho da doceriaDulca
Tudo com Brigadeiro – Brigadeiros e doces com brigadeiros
Paulistana Doces – Cupcakes, pães de mel e nakedcakes
Tuk Burger – Hamburgueres artesanais
TukFruit – Sucos naturais e açai
Mr. Poke – Comida Havaiana
CherieDouces – CrèmeBrûlée
Bolo Cherie – Bolos e biscoitos sem glúten e sem lactose

Intervenção “Você e a Cidade em Equilíbrio” com Marcia Aftimus (Live Painting em ambiente meditativo)*
Em prol de uma cidade mais pacífica e amorosa, a artista Marcia Aftmus pinta, no jardim do MCB, um painel em lona de 3 metros, enquanto o público medita em um espaço reservado, ao lado do painel. A obra se transformará em 48 telas de 50×25 centímetros que serão distribuídos no encerramento da Virada.

Meditação guiada por Jeanne Pilli ao som do sitarista Fábio Kidesh
Como parte da intervenção “Você e a Cidade em Equilíbrio”, Jeanne Pilli guia a meditação ao som do sitarista Fábio Kidesh, que realiza uma apresentação instrumental com música meditativa.

11h 


Show Caixa Cubo Trio | Música no MCB
Criado a partir dos diálogos musicais entre o baterista João Fideles e o pianista Henrique Gomide, o projeto Caixa Cubo toca com diferentes formações e propostas estéticas. A matriz africana de improvisação e a complexidade rítmica estão na origem de estilos que influenciam o trio: samba, baião e jazz. Outras propostas musicais do Caixa Cubo evidenciam também um diálogo com o repertório clássico e a música contemporânea do selo ECM. Em apresentação no projeto Música no MCB, o trio lança o CD “Misturada”.

Oficina Mão na Roda | Ciclocidade
Com o objetivo de estimular a autonomia de ciclistas na cidade, a Oficina Mão na Roda oferece um espaço de troca de experiências no qual é possível aprender e ensinar sobre a manutenção e o funcionamento da bicicleta. As pessoas podem utilizar os materiais e ferramentas à disposição para fazerem, elas mesmas, os reparos necessários, contando com a orientação de outros ciclistas. A manutenção do espaço é feita por trabalho voluntário.

12h 


Expresso Caracol | Cia.do Pés
Além de resgatar e preservar obras da cultura universal, o espetáculo atua no processo de formação da criança ao trabalhar temas contemporâneos, como regras de convivência, sensibilidade, percepção e auto-estima. O cenário é uma espécie de carro em formato de caracol, o chamado “carro-col”, de mais de dois metros de altura, que serve também como veículo, casa e camarim para a dupla de artistas Angélica Zignani e Caroline Aragão. As duas carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada.

Meditação guiada por Jeanne Pilli ao som do sitarista Fábio Kidesh

14h


Gira Circo
Unindo circo e cicloturismo em espetáculo inédito no mundo, o Gira Circo apresenta esquetes cômicos, mágica, equilibrismo, mímica, e malabarismo no monociclo. O palhaço Frangolino faz um resgate de esquetes tradicionais do circo, transportando os espectadores a um universo lúdico onde são transmitidas mensagens que remetem a um estilo de vida saudável e sustentável.

15h


Expresso Caracol | Cia.do Pés


16h 


PicNic – Jazz ao Pôr do Sol 
Inspirado nos happenings artísticos que acontecem principalmente na Europa e nos Estados Unidos, o produtor cultural Marcos Guzman traz para o jardim do MCB um evento jazzístico voltado para o público de todas as idades. O repertório do show, comandados pelo DJ Tahira, traz clássicos do jazz e temas festivos e dançantes do gênero, convidando quatro jovens músicos para improvisar em cima das bases pré-gravadas. Em paralelo à apresentação, será oferecida oficina de criação artística para as crianças.

* Haverá sessões da intervenção “Você e a Cidade em Equilíbrio”, com Marcia Aftimus, também nos dias 27 e 28 de agosto, às 10h e 14h 
 
Sobre a Virada Sustentável (www.viradasustentavel.com
A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade, que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Este ano o evento é apresentado pela Lei de Incentivo a Cultura e pelo PROAC. A realização é da Virada Sustentável, em parceria com o Governo do Estado, o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Em sua primeira edição, em 2011, que contou com a participação do MCB, a Virada reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou, reunindo em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais. Em 2013, o evento reuniu 695 atrações e atividades distribuídas em 152 locais de São Paulo, com público aproximado de 800 mil pessoas. Já em 2014, o evento reuniu 715 atrações e atividades distribuídas em 155 locais, com público aproximado de 900 mil pessoas. 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content