PROGRAMAÇÃO

VIRADA CULTURAL

No espírito paulistano de uma cidade que “nunca para”, a Virada Cultural promove a convivência em espaço público durante 24 horas convidando a população a se apropriar da cidade por meio da arte, da música, da dança e das manifestações populares. Desde a sua primeira edição, em 2005, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, participa do evento e para este ano realiza, entre os dias 17 e 18 de maio, além das exposições em cartaz, uma série de atrações especiais para toda a família. Destaque para a programação “ViradaSlow”, que reúne apresentações musicais, filmes e oficinas, em atividades voltadas ao público de todas as idades – SlowMovie no sábado e SlowKids, para as crianças, no domingo.

No sábado das 10h às 2h da manhã e no domingo das 10h às 19h, o público terá acesso gratuito às exposições do Museu da Casa Brasileira, especializado nos usos e costumes da casa brasileira, arquitetura e design. Poderá participar também de visitas em parceria com a Fundação Ema Klabin, nos dia 17 e 18 às 14h, e acompanhar a apresentação Salsa 4 Free no projeto Música no MCB às 11h do domingo. O restaurante Santinho no MCB, comandado pela chef Morena Leite, funcionará em horário estendido durante a Virada, operando com cardápio especial. O tradicional buffet de almoço do Santinho será servido normalmente no sábado e domingo das 12h às 17h

A partir das 14h30 do sábado, tem início a “ViradaSlow” no MCB, uma parceria do museu com a produtora Respire Cultura. Sob o preceito do movimento “Slow”, tendência mundial baseada nos conceitos de sustentabilidade de suas ações, desaceleração e valorização do tempo ocioso, a” ViradaSlow” tem curadoria de Tatiana Weberman, que traz ao museu os projetos SlowMovie (no dia 17) e SlowKids (no dia 18), com shows dos grupos Mustache e os Apaches e Trupe Chá de Boldo, da cantora Anelis Assumpção e da Banda Alana, além de oficinas culturais e da exibição de filmes.

“O Iluminado”, de Stanley Kubrick, será projetado no sábado à meia noite, ao ar livre. Acontecerão três shows no dia 17: Mustache e os Apaches, às 15h; Trupe Chá de Boldo, às 18h; e Anelis Assumpção, às 22h30. Nesse mesmo dia, à tarde, o público poderá acompanhar a apresentação de um DJ e participar de oficina de customização de camisas, reciclagem e fabricação de instrumentos musicais. Haverá ainda a exibição, no jardim do museu, do longa-metragem O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

No domingo é a vez do SlowKids. As atividades, voltadas às crianças, se concentram das 14h às 19h, com oficina de jardinagem e reciclagem, contação de histórias, feira de troca de brinquedos e apresentação musical que incentiva a interação entre pais e filhos com o grupo Música em Família recebendo os jovens música da Banda Alana. O encerramento será feito com a exibição do filme “E.T. – O Extraterrestre” em versão dublada, das 17h30 às 19h.

Confira a programação detalhada do final de semana de 17 e 18 de maio no MCB:

Realização: MCB e Respire Cultura

PROGRAMAÇÃO MUSEU DA CASA BRASILEIRA – VIRADA CULTURAL 2014
17 e 18 de maio – Entrada gratuita no sábado e no domingo

As exposições em cartaz no período são: “Experimentando Espaços 2”, “Utensílios: o espírito das formas”, “Marcas Registradas”, “Coleção MCB” e “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado”. O restaurante Santinho funcionará em horário estendido durante toda a Virada, operando com cardápio especial. O buffet de almoço será servido normalmente no sábado e domingo das 12h às 17h.

17 de maio
14h – Visitas em parceria – MCB e Fundação Ema Klabin
Durante a Virada Cultural, serão realizadas visitas orientadas que travam pontos de contato entre o MCB e a Fundação Ema Klabin. Nos dias 17 e 18, educadores acompanharão os participantes em passeio pelo espaço das duas instituições, revelando detalhes de suas histórias e de seus acervos. Inscrições gratuitas: 11 3032 2499/3032 3727 – agendamento@mcb.org.br(Vagas limitadas)

14h30 às 2h – SlowMovie

14h30 às 18h – Oficinas
Serão oferecidas oficinas gratuitas de customização de camisetas; de reciclagem (recolhimento e separação de resíduos, orientação sobre reciclagem); e de fabricação de Instrumentos feitos com materiais recicláveis. A participação é gratuita e não há restrição de vagas.

15h – Palco SlowVozes – Mustache e os Apaches (curadoria Patricia Palumbo)
Com curadoria musical de Patricia Palumbo, acontecem no MCB três shows de artistas de destaque da nova geração nacional. Abrindo a programação de música da Virada 2014 no MCB, o grupo Mustache e os Apaches apresenta sua arte urbana inspirada pelas jug bands norte-americanas e pelos espetáculos do Circo Vaudeville. No aniversário de São Paulo no MCB, em janeiro deste ano, eles foram uma das atrações do museu, celebrados por cerca de mil pessoas na ocasião.

16h às 18h – Karaokê

18h – Palco SlowVozes – Trupe Chá de Boldo (curadoria Patricia Palumbo)
Formada por 13 músicos, a Trupe Chá de Boldo está há quase 10 anos na estrada com um trabalho autoral eclético que denota influências de Caetano Veloso, Sidney Magal, Roberto Carlos e Jorge Mautner. Com dois discos gravados: “Bárbaro” (2010) e “Nave Manha” (2012), o grupo conta com ótima recepção de público e crítica, tendo se apresentado com casa cheia em locais como o Circo Voador (Rio de Janeiro), Auditório Ibirapuera e SESC Pompeia (São Paulo). 

20h – Exibição no jardim do museu do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

22h30 – Palco SlowVozes – Anelis Assumpção (curadoria Patricia Palumbo)
A cantora Anelis Assumpção iniciou cedo a carreira, participando como backing vocal dos show de seu pai, Itamar Assumpção. Integrou o grupo Dona Zica, ao lado das também cantoras Andréia Dia e Iara Rennó, e desenvolve carreira solo desde 2007. Possui um disco gravado – “Sou Suspeita, Estou Sujeita, não Sou Santa” (2011).

0h – Exibição do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick

18 de maio
11h – Música no MCB – Salsa 4 Free
O projeto Música no MCB, realizado tradicionalmente no domingo às 11h, terá como atração no dia 18 de maio o Salsa 4 Free, mescla de aula de salsa e show. A apresentação promove a dança e a música latina com a participação do público. Primeiro, às 10h15, os instrutores do grupo ensinam os movimentos da dança na oficina com duração de 30 minutos. Em seguida, após intervalo de 15 minutos, acontece o show dançante do Salsa 4 Free.

14h às 19h – SlowKids
Durante o SlowKids, realizado por meio da parceria do MCB e da Respire Cultura com a produtora Juliana Borges e com Instituto Alana, haverá diversas atrações para as crianças e famílias. Entre as atividades estão: show musical com interação entre pais e filhos; oficinas culturais e ecológicas; brincadeiras de quintal; feira de troca de brinquedo; e contação de histórias.

14h às 17h30 – Oficinas
Serão oferecidas oficinas gratuitas de customização de camisetas; de reciclagem (recolhimento e separação de resíduos, orientação sobre reciclagem); e de criação de mini-hortas. A participação é gratuita e não há restrição de vagas.

14h às 17h30 – Feira de troca de brinquedos e brincadeiras de quintal
Durante a tarde de domingo, haverá feira de troca de brinquedos e brincadeiras de quintal. A participação é livre nas duas atividades, sem restrição de idade.

14h30 às 15h10 – Contação de Histórias
A Cia do Asfalto de Poesia comanda sessão de contação de histórias no MCB.

14h – Visitas em parceria – MCB e Fundação Ema Klabin
Durante a Virada Cultural, serão realizadas visitas orientadas que travam pontos de contato entre o MCB e a Fundação Ema Klabin. Nos dias 17 e 18, educadores acompanharão os participantes em passeio pelo espaço das duas instituições, revelando detalhes de suas histórias e de seus acervos. Inscrições gratuitas: 11 3032 2499/3032 3727 – agendamento@mcb.org.br(Vagas limitadas)

15h30 – Música em Família e Banda Alana
A banda Música em Família recebe os jovens de 11 a 21 anos da Banda Alana, em apresentação que promove a interação entre pais e filhos. 

17h30 – Exibição do filme E.T – O Extraterrestre (versão dublada)

EXPOSIÇÕES
Utensílios: o espírito das formas – Visitação: até 1 de junho
Marcas Registradas – Visitação: até 1 de junho
Experimentando Espaços 2 – Visitação: até 25 de maio
Mostra do Programa de Inclusão – Educativo MCB e CAPS Itaim – Visitação: até 25 de maio
Instalação Balanço Noar, de Carol Gay – Visitação: até 8 de junho
A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado– Exposição de longa duração
Coleção MCB – Exposição de longa duração

Sobre a produtora Respire Cultura
Foi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade. Mais informações: www.respirecultura.com.br

Sobre Tatiana Weberman
Tatiana Weberman é produtora cultural e, desde 2011, desenvolve em São Paulo um trabalho de ocupação do espaço público através de arte. Criou o SlowMovie, experiência de cinema ao ar livre com piquenique, música e arte, que já está indo para sua quinta edição e conta hoje com um público de mais de duas mil pessoas. Desenvolveu, em parceria com o Instituto Alana, o SlowKids, evento para crianças em parques e praças de São Paulo com o mesmo propósito do SlowMovie, porém com uma programação infantil. Seu foco é sempre trazer experiências para espaços públicos, conectando as pessoas e a cidade.

Sobre Juliana Borges
Coordenadora da Maria Farinha Filmes, produtora de documentários e ficção. Pela Maria Farinha, dirigiu a produção do polêmico documentário “Criança, a Alma do Negócio” e o longa-metragem documental internacional “Muito Além do Peso”, selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Ambos da diretora Estela Renner. Em 2012 dirigiu e produziu a animação “LINEAR”, vencedora de melhor curta de animação brasileiro no Festival Internacional Anima Mundi 2012, selecionado para os festivais de Gramado, Brasília, Rio e Toronto. E o curta-metragem “Uma Vida Inteira”, selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Rio de 2012, com direção de Bel Ribeiro e Ricardo Santini, e com atores como Bruno Autran e Alice Braga.

Sobre a BlueCanario Films
Produtora independente, moderna e criativa, formada por diretores, produtores, montadores, animadores e programadores, com enorme ênfase em direção de arte, o que permite focar em novos estilos visuais e narrativos, apostando na linguagem em vídeo como equivalente à linguagem oral: está inerente ao ser humano, quase imprescindível para pessoas e empresas que querem se destacar no mercado. Fornece uma ampla gama de soluções audiovisuais dentro dos mais diferentes tipos de mídia, criando conteúdos para televisão, eventos, sites e novas mídias. Mais informações: www.bluecanario.com

Sobre o Instituto Alana
É uma organização sem fins lucrativos que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta. Mais informações: www.alana.org.br

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content