PROGRAMAÇÃO

Prêmio Mobilidade Minuto

Prêmio Mobilidade Minuto

O Prêmio Mobilidade Minuto é voltado a toda iniciativa destinada à melhoria da circulação pelas cidades. Lançada pelo Instituto Cidade em Movimento (Institut pour la Ville en Mouvement, IVM, do original em francês), a premiação contempla ações causadoras de impacto positivo na mobilidade urbana, independentemente do porte. As inscrições, realizadas no mês de setembro, eram abertas a pessoas físicas, associações de bairro, institutos, ONGs, empresas, poder público e outras organizações que implementaram formas inovadoras em benefício da qualidade de vida e da mobilidade da cidade.

O anúncio dos vencedores será no dia 15 de outubro em São Paulo, durante cerimônia de premiação no Museu da Casa Brasileira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo especializado em arquitetura, design e temas correlatos, que é um dos apoiadores dessa iniciativa do Instituto Cidade em Movimento. Válido para todo território nacional, o Prêmio Mobilidade Minuto engloba seis categorias: Transporte particular; Transporte coletivo; Modos não-motorizados; Qualidade do espaço público da mobilidade; Novas alternativas de organização comunitária e do trabalho; Tecnologia e Comunicação. São alvo do concurso, por exemplo, lançamentos de aplicativos ou sites, caronas solidárias, horários alternativos de trabalho, mudanças no sistema de informação de ônibus, alianças entre vizinhos, estratégias para alcançar melhor segurança no trânsito e muitos outros casos bem sucedidos. 

Além da comissão julgadora, formada por profissionais envolvidos com as questões atuais de mobilidade e urbanismo, o público também foi convocado a votar pelo site cidadeemmovimento.org/premiomobilidademinuto na iniciativa mais criativa entre os concorrentes.


Sobre o Instituto Cidade em Movimento

Organização não governamental nascida na França em 2000. Atualmente, conta com escritórios em Paris, Buenos Aires, Xangai e São Paulo, onde chegou no segundo semestre de 2013. Tem como missão contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, articulando e integrando representantes do mundo acadêmico, empresarial e político, assim como as diferentes comunidades e organizações sociais, com a finalidade de contribuir para o surgimento de soluções inovadoras para a mobilidade urbana. Desenvolve programas originais de pesquisa e projetos de campo que combinam países e continentes, parcerias público-privadas e equipes multidisciplinares.


Realização: Instituto Cidade em Movimento
Apoio: MCB e Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content