PROGRAMAÇÃO

Instalação “Balanços Sobra”, de Zanini de Zanine

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o BOOMSPDESIGN apresentam os Balanços Sobra, do designer Zanini de Zanine. Projetadas especialmente para a instalação no jardim do MCB, as peças estão disponíveis para visitação até 30 de janeiro de 2014. De forma interativa, o público pode experimentar a obra, acessível para pessoas de todas as idades.

Sobra, cuja visitação estava inicialmente prevista para ser encerrada em 15 de dezembro, traz em sua composição quatro placas unidas por pedaços de madeiras menores e suspensas em suas extremidades, por cordas de sustentação. A instalação dá continuidade ao ciclo promovido pelo MCB e o BoomSPDesign iniciado em agosto. A série tem apoio do Programa de Ação Cultural 2012 (ProAC) e patrocínio de 3M, by Kamy, Dudalina, Ornare e Poty.

Zanini de Zanine valoriza em seu trabalho a madeira de demolição, matéria-prima a partir da qual produz, desde 2003, móveis com colunas, vigas e mourões de casas antigas, batizando a técnica de “Carpintaria Contemporânea”. O balanço “Sobra” nasceu a partir desse conceito, construído com fragmentos de ipê de demolição excedentes da marcenaria de seu ateliê, Studio Zanini, no Rio de Janeiro. “Pedaços de uma matéria-prima tão especial e de alta qualidade não poderiam ser perdidos assim, gratuitamente. Por isso, os transformei no balanço”, ressalta Zanini. 


Sobre o ciclo de instalações de balanços MCB – BOOMSPDESIGN

Projeto do MCB e do BOOMSPDESIGN realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012 (ProAC), o ciclo de instalações de balanços no museu foi iniciado em agosto com os balanços “Meltdown”, do designer britânico Tom Price. Este primeiro evento ocorreu no período do Design Weekend 2013, festival que aconteceu entre 15 e 18 de agosto com o objetivo de discutir a transversalidade e as conexões do design tanto no território da arte e da arquitetura quanto em áreas distintas como economia criativa e sustentabilidade. 

A série de instalações prosseguiu com os “Balanços Bodocongó”, de Sérgio Matos, em cartaz de 5 de outubro a 3 de novembro. As peças foram inspiradas nos elementos da feira livre de Campina Grande (PB) e tinham como matéria-prima colheres de pau, com estrutura de aço carbono, além de revestimento em cordas. Há previsão para que o ciclo continue após o fim da visitação aos “Balanços Sobra”, de Zanini de Zanine.


Sobre Zanini de Zanine

Nascido no Rio de Janeiro, Zanini de Zanine teve como primeira inspiração para seu trabalho o seu pai, José Zanine Caldas. Estagiou com Sergio Rodrigues, e em 2002, graduou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio. A partir de 2005, passou a criar uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente, usando além de madeira com origem controlada, materiais diversos como plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini fundou em 2011 o Studio Zanini. Recebeu importantes prêmios de design do Brasil e no exterior pelos móveis que criou nos dois segmentos e expôs nos principais eventos nacionais e internacionais da área. 


Sobre o BOOMSPDESIGN

Idealizado por Beto Cocenza, o BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, reúne nomes consagrados no mercado nacional e internacional para discutir arquitetura, design e arte. O evento traz ao Brasil o que há de mais importante neste cenário, com conteúdos e tendências mundiais. Entre os nomes que já marcaram presença no evento estão Sérgio Rodrigues, Karim Rashid, Harry Allen, Ruy Ohtake, Craig Robins, Todd Bracher, Dror Benshetrit, Chad Oppenheim, Matali Crasset, Tom Price, entre outros.


Realização: MCB e BoomSPDesign/ Apoio: ProAC
Patrocínio: 3M, by Kamy, Dudalina, Ornare e Poty

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content