PROGRAMAÇÃO

Instalação Balanços Bodocongó, de Sérgio Matos

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o BOOMSPDESIGN apresentam a instalação Balanços Bodocongó, do designer Sérgio Matos. As peças, projetadas especialmente para a exposição no jardim do MCB, estarão montadas a partir de 5 de outubro, sábado. Para apresentá-los, o designer conversará com o público no domingo 6 de outubro, às 10h, com participação gratuita e aberta ao público.
Inspirados nos elementos da feira livre de Campina Grande (PB), os balanços tem como matéria-prima colheres de pau, com estrutura de aço carbono, além de revestimento em cordas. Para ser funcional, o trabalho exigiu do designer um estudo de resistência e comportamento do formato da colher ao interagir diretamente com a corda e o aço para não ceder à pressão que estes dois elementos exercem.

Bodocongó, que denota a influência da cultura artesanal nordestina no trabalho de Sérgio Matos, dá continuidade ao ciclo de instalações promovido pelo MCB e o BoomSPDesign iniciado em agosto. A série tem apoio do Programa de Ação Cultural 2012 (ProAC) e patrocínio de 3M, by Kamy, Dudalina, Ornare e Poty.


Sobre o ciclo de instalações de balanços MCB – BOOMSPDESIGN

Projeto do MCB e do BOOMSPDESIGN realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012 (ProAC), o ciclo de instalações de balanços no museu foi iniciado em agosto com os balanços “Meltdown”, do designer britânico Tom Price. Este primeiro evento ocorreu no período do Design Weekend 2013, festival que aconteceu entre 15 e 18 de agosto com o objetivo de discutir a transversalidade e as conexões do design tanto no território da arte e da arquitetura quanto em áreas distintas como economia criativa e sustentabilidade. A série de instalações prossegue com os “Balanços Bodocongó”, de Sérgio Matos, em cartaz de 5 de outubro a 3 de novembro e terá entre novembro e dezembro, exposições das peças do designer Zanini de Zanine.
Saiba mais sobre a primeira edição do ciclo.


Sobre Sérgio Matos

Nascido no estado do Mato Grosso, Sérgio Matos mudou-se para a Paraíba em 2001 para estudar Design na Universidade Federal de Campina Grande. Seu trabalho tem uma relação estreita com a cultura e a identidade brasileira, presentes nas cores e nos materiais escolhidos para a produção de seus produtos. Os conceitos de suas peças vêm das lembranças de sua infância e do repertório que adquiriu no decorrer de suas observações e conhecimentos didáticos. Em 2010 e 2011 participou do Salone Satellite em Milão, ganhou o Prêmio Design Excellence Brazil 2011. Em 2012 recebeu o Prêmio IF Product Award, menção honrosa no 26º Prêmio Design MCB, e foi premiado no Brasil Design Award.


Realização: MCB e BoomSPDesign
Patrocínio: 3M, by Kamy, Dudalina, Ornare e Poty
Apoio: ProAC

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h