PROGRAMAÇÃO

Instalação Balanço Ajuá, de Rodrigo Ambrosio

Em continuidade ao ciclo de instalações interativas no jardim realizado desde o 2º semestre de 2013, o Museu da Casa Brasileira e o BOOMSPDESIGN apresentam o Balanço Ajuá, do designer alagoano Rodrigo Ambrosio. 

Inspirado em formas orgânicas, o balanço foi produzido em bloco único de madeira de jaqueira esculpido. Ajuá, “fruta com espinho” em tupi-guarani, possui textura que remete às saliências pontiagudas da casca da jaca, fruta típica de países tropicais. Produzida em parceria com o escultor André da Marinheira de Boca da Mata (AL), a peça já foi exposta na mostra Casa Cor Alagoas, como uma forma de apresentar ao público do nordeste o artesanato de madeira alagoano. 

“Busco resgatar, em meu trabalho, minhas raízes nordestinas, costumes, mestres, materiais e processos. É um movimento de aprendizado e valorização que me engrandece”, destaca Rodrigo Ambrósio, natural de Maceió (AL). Sobre a ideia de expor o seu trabalho de forma interativa no jardim do Museu, ele afirma: “Essa é uma oportunidade única de apresentar ao público uma peça lúdica e de vê-lo interagir de forma livre com uma obra que aproxima as duas funções, resgatando o nosso saber artesanal tropical e a exaltação à natureza”.

Com apoio do Proac, ByKamy, Ceasarsortone, Mekal, Poty, ViaLight Design, Dona Flor e Atlas, o Balanço Ajuá ficará exposto até 5 de junho de 2016.

Sobre Rodrigo Ambrósio
Nascido em Maceió, Rodrigo Ambrósio é arquiteto formado pela Universidade Federal de Alagoas onde, posteriormente, lecionou design do objeto. Em suas criações percebe-se um ativismo local e universal, além de simbioses entre tradição e contemporaneidade. Obteve o título de Talento Revelação do São Paulo Design Weekend 2014, e, em 2015, participou de duas exposições em Milão e de uma imersão em Várzea Queimada, sertão do Piauí, a convite do curador Marcelo Rosenbaum. Durante os dez dias vivendo na comunidade, Rodrigo desenvolveu o cesto Croá, peça exclusiva que será replicada pelos artesãos locais para o clube de colecionadores e acervo permanente do MAM, em São Paulo. Ambrósio integra ainda o grupo Design Armorial ao lado dos amigos Rodrigo Almeida, Sérgio Matos e Zanini de Zanine. O grupo estuda as raízes nordestinas mais profundas e as apresenta em peças com design atual, seguindo os ideais do movimento lançado por Ariano Suassuna.

Confira mais informações sobre os balanços que já passaram pelo MCB nos links abaixo:

2015

Balanço BC, de Rodrigo Ohtake
– Balanço Ibira, do estúdio Tri Design
– Balanço Migramach, de Alander Especie

2014

– Balanço Atibaia, de Paulo Alves e Luis Suzuki
– Balanço Amor Perfeito, da Marcenaria Baraúna
– Balanço Cocar, do Coletivo Pax.Arq
– Balanço Noar, de Carol Gay
– Balanço Trama, de Renta Moura

2013

– Balanço Sobra, de Zanini de Zanine
– Balanço Bodocongó, de Sergio Matos
– Balanço Meltdown, de Tom Price

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h