PROGRAMAÇÃO

FESTIVAL COMGÁS TRANSFORMA

No dia 07 de abril, sábado, das 10h00 às 20h00, o Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Marolo Produções realizarão a primeira edição do festival Comgás Transforma. Com entrada gratuita, famílias poderão participar de atividades com as crianças, palestras, oficinas e ainda assistir a shows e documentários.

O dia começará dedicado aos pequenos, com oficinas infantis de escultura de balão, pintura artística facial e de desenho. A programação seguirá com feira de gastronomia, ao longo de todo o dia, oficinas de chefs renomados e apresentações de música com grupos Pequena Orquestra Interativa, Lov.Trio, DJ Dre Guazzelli, Bixiga70 e Hermeto Pascoal.

A proposta do evento é compartilhar experiências e valorizar quem transforma a realidade por meio da arte e da comida. Haverá uma exposição com vídeos de 15 personagens que têm em comum o olhar sobre a gastronomia como instrumento de transformação. Os vídeos têm a direção de Luiz Antônio Pilar, diretor de documentários premiados como “Remoção” e novelas como o remake de “Sinhá Moça”, vencedora do Emmy.

Quatro chefs renomados convidados ministrarão palestras e realizarão oficinas de gastronomia, fazendo releituras dos pratos dos personagens de cada vídeo. É o caso de Rodrigo Oliveira, que está à frente do restaurante Mocotó e sua “cozinha nordestina sertaneja de pai para filho desde 1973”. Quem também marcará presença é Erick Jacquin, chef que está no Brasil desde 1994. Durante quatro anos, Jacquin comandou o Le Coq Hardy e depois assumiu a cozinha do Café Antiqüe, especializado em gastronomia francesa. Com 10 anos de Brasil, inaugurou a La Brasserie Erick Jacquin. Atualmente é um dos jurados do programa Master Chef Brasil.

O projeto de cenografia do evento é assinado pelo mineiro Keller Veiga, cenógrafo da TV Globo desde 1980 e responsável por trabalhos premiados de novelas como “Meu Pedacinho de Chão”, “Velho Chico” e “Deus Salve o Rei” (atual novela das 19h00), entre outros.

O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso, pelo Museu da Casa Brasileira e pela Marolo Produções, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Comgás.

 

Confira abaixo a programação completa:

10h00 – Início das atividades para crianças e feirinha de gastronomia;

11h00 – Pequena Orquestra Interativa;

12h00 – Aula-show Fernando Perin;

13h00 – Aula-show com Pedro Siqueira;

13h30 – DJ Dre Guazzelli;

14h30 – Bixiga70;

16h00 – Aula-show Erick Jacquin;

16h30 – Pocket show Trilha Transforma;

17h00 – Aula-show Rodrigo Oliveira;

17h30 – Lov Trio;

18h30 – Show com Hermeto Pascoal.

 

Sobre as atrações musicais:

Hermeto Pascoal

Conhecido como “o bruxo” ou “o mago”, o alagoano Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Em 2018, completa 82 anos e continua a dançar e saltar no palco como um menino. Poli-instrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Junte-se aí teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, berrante e uma infinidade de instrumentos que toca ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém desde os anos 1970. Ao longo de sua carreira, já lançou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações.

 

Pequena Orquestra Interativa

A POIN, Pequena Orquestra Interativa, é um trabalho paralelo dos integrantes da Cia. Cabelo de Maria, septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sousafone, acordeom, violino e percussão. O espetáculo tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, por meio de ações que exploram ritmo, afinação, coordenação motora e memória. O som é uma mistura de música dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana.

 

Bixiga70

Formada em 2010, a big band de São Paulo lança seu terceiro álbum, que como nos dois anteriores responde apenas por “Bixiga 70”. Não-título, senso de continuidade, para enfatizar que não se trata de uma criação a cada ponto, mas uma linha constante de criação e evolução – conceitual, artística, musical, espiritual, pessoal, dos dez músicos que formam a banda. Dez músicos em suas identidades pessoais, dentro de um coletivo que engloba jazz, funk e música afrobrasileira, a partir de uma gama de fortes influências que passa por dub e reggae, cumbia e carimbó, ethio-jazz e samba-jazz.

 

Lov.Trio

Três violinistas dedicadas a misturar música erudita e pop. O LOv.Trio, formado por Thais Moraes, Fernanda Garcia e Jéssica Karoline, faz releituras particulares para sucessos de Coldplay, Michael Jackson, Calvin Harris, Bruno Mars, Calvin Harris, Ed Sheeran e uma versão rock and roll para um clássico de Vivaldi. O trio se prepara para a gravação do seu primeiro CD, que será disponibilizado nas principais plataformas do Brasil.

 

DJ Dre Guazzelli

Dre Guazzelli tem mais de 25 turnês internacionais no currículo e começou a tocar aos 18 anos e em 2005 criou a INNER multi.art: festival que reúne mais de 100 artistas e cerca de 4 mil pessoas em um ambiente que mistura arte, cultura e música. Do sucesso dessa festa, em 2011 abriu a INNER entreprises, plataforma de eventos que conecta pessoas, artistas e marcas. O projeto conta com festas como a Sábado Dre Tarde, na qual ele toca em um determinado lugar por 7 horas até o pôr do sol, além do Réveillon AWE em Caraíva, Chocolate, Groovelicious, Grill e LEEDS. Sua empresa ainda se dedica à arte com a INNER Gallery e iniciativas voltadas para a yoga e a meditação, yoga escapes, high prana e rooftop yoga.

 

Sobre a Comgás

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução. Mais do que uma distribuidora de gás natural, a Comgás é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia.

Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. A Companhia possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

 

Sobre a Marolo Produções

A Marolo Produções nasceu do sonho de levar cultura para a pequena cidade de Três Pontas, ao sul de Minas, e realizou em 2009 seu primeiro projeto o Festival Música do Mundo, hoje na 7ª edição. Desde então, a Marolo leva cultura para todo o país, sem nunca perder as origens. Mantendo o escritório em Três Pontas e a sede em São Paulo, realizou eventos culturais nas 5 regiões brasileiras, em mais de 90 municípios, de grandes cidades ao interior remoto do Brasil. Idealizadora e realizadora de projetos como o Festival BB Seguridade de Blues e Jazz, que acontece em 6 capitais brasileiras, idealizou e realizou a turnê dos 70 anos de carreira do cantor e compositor Milton Nascimento, o “Circuito Brasil Musical”, o projeto “Concertos Ihara” que une orquestra com música sertaneja de raiz, Invernada Cultural de Tradições Gaúchas, dos espetáculos teatrais “Mãe de Dois”.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO

Festival Comgás Transforma

Dia 07 de abril de 2018

Sábado, das 10h00 às 20h00

Entrada Gratuita

 

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Tel.: (11) 3032-3727

 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content