PROGRAMAÇÃO

Eólices – experimento ambiental

O jardim do Museu da Casa Brasileira recebe uma instalação composta por 500 segmentos de varas de bambu formando uma “eólice”. Concebida por Renata Mellão, a obra interage com a ação do vento, que é o protagonista, movimentando as varas de bambu. Cada vara possui 7 metros de comprimento e, unidas, formam uma estrutura na qual uma parte é destinada a ficar fixa, enquanto a outra recebe uma marca em seu ponto de equilíbrio. O vento é protagonista e integrante essencial do experimento, que depende de sua força para criar movimentos naturais e aleatórios.
Não é a primeira vez que Renata Mellão participa da programação do Museu da Casa Brasileira com seus experimentos ambientais. Em 2010, levou ao Museu o projeto Pulseira Ver a Árvore, no qual foram instaladas em uma das árvores do jardim da instituição duas pulseiras, uma para adultos e outras para crianças, feitas em látex com relevo inspirado no barroco. Cada uma das estruturas possuía quatro lentes de aumento em cristal para que o público pudesse observar o microcosmo que a superfície da árvore apresenta.
Renata Mellão é economista e socióloga, com vasta experiência em artes plásticas e moda. Atualmente é diretora geral de A Casa, instituição inaugurada em 1997 com o objetivo de contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento do objeto artesanal e do design no Brasil.

Download Release

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h