PROGRAMAÇÃO

design weekend! no mcb

design weekend! no mcb

Entre os dias 10 e 14 de agosto, a cidade de São Paulo recebe mais uma edição do Design Weekend!, um festival urbano que busca promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. O Museu da Casa Brasileira participa oficialmente do evento com uma programação que celebra e discute o design brasileiro e a história recente da arquitetura brasileira. Veja abaixo a programação completa. Todas as atividades têm entrada gratuita.

Debate: A cidade como suporte visual, com Isabel Ruas e Abilio Guerra
11 de agosto, quinta-feira às 15h30
O debate propõe uma discussão sobre o papel de anteparo de expressões formais ocupado pela cidade em dois cenários históricos distintos. Um primeiro momento corresponde à presença marcante de painéis de mosaicos cerâmicos e de esculturas artísticas durante a hegemonia da arquitetura moderna brasileira nos anos 1950/60, quando prevaleceu o conceito de integração das artes. O segundo momento traz a congestão, sobreposição e velocidade da contemporaneidade, que implicam em uma luta vigorosa pela visibilidade no contexto urbano entre formas de expressão e estratégias de comunicação – painéis de mosaicos cerâmicos, instalações, grafite, pichação, cartazes, placas, publicidade, entre outros. Com Isabel Ruas, arquiteta e coordenadora da Oficina de Mosaicos, e Abilio Guerra, arquiteto, professor da FAU-Mackenzie e editor da Romano Guerra Editora e do Portal Vitruvius.

Oficina Arte para todos
12 de agosto, sexta-feira às 10h30 e 14h30 – atividade voltada aos alunos da E.M.E.F. Desembargador Amorim Lima
13 de agosto, sábado às 14h30 – atividade aberta ao público (vagas limitadas)
Oficinas de mosaicos promovidas pela artista Isabel Ruas de forma a ampliar o universo artístico de crianças e adultos.

Abertura de exposições
13 de agosto, sábado às 11h
Visitação: até 16 de outubro
(entrada sujeita à lotação da casa)

_Hugo França: Escalas em Contraste
A mostra traz obras do artista em grande formato e pequenas miniaturas, feitas pela artesã D’Ajuda, em uma oposição de grandezas que permitem diferentes apreciações de suas esculturas mobiliárias em madeira. O processo do trabalho de Hugo França também faz parte da mostra. Durante a renovação das espécies nativas no Jardim MCB, uma árvore condenada foi transformada pelo artista, e o registro dessas etapas será exposto, junto à peça, no Museu.

_Design Mirim
Com curadoria da Equipe MCB e Sergio Campos, a mostra apresenta a vida adulta miniaturizada por meio de mobiliário e objetos de uso cotidiano reduzidos à escala infantil. Parte dos móveis que serão apresentados é composta por cadeiras em pequenos tamanhos assinadas por designers brasileiros, a partir da década de 1940, como Jose Zanine Caldas, Abraham Palatnik, Lina Bo Bardi, Carlo Hauner, Moveis Cimo, Moveis Patente etc. No mesmo espírito, os objetos que compõem a mostra são brinquedos reais, integrantes da coleção de Sergio Campos. A maioria das peças são únicas e nunca expostas anteriormente, contemplando desde as mais simples, vendidas na época em feiras livres e quitandas, até brinquedos e cadeiras mais sofisticadas. O conjunto mostra como o mundo adulto era apresentado à criança, em um esforço para que ela se habituasse a esse universo.

_Projeto Balanço MCB+BOOMSPDESIGN
Desde agosto de 2013, a parceria do MCB com o BOOMSPDESIGN, sob a curadoria de Roberto Cocenza, trouxe uma série de 11 balanços projetados por designers brasileiros. Nessa grande instalação coletiva, todos exemplares apresentados anteriormente estarão em exibição: Sérgio Matos, Zanini de Zanine, Renata Moura, Carol Gay, coletivo PAX.ARQ, Marcenaria Baraúna, Paulo Alves, Alander Espécie, estúdio Tri Design, e Rodrigo Ohtake. Serão inaugurados ainda dois novos balanços: de Ruy Ohtake e Hugo França.

Oficina Carimbagem – oficina de composições lúdicas | Amma Store
14 de agosto, domingo às 11h e 15h (vagas limitadas)
A Amma Store, loja do MCB, recebe a artista Dedeia Meirelles para ministrar oficina de composições lúdicas. As técnicas de carimbo, estêncil, corte e colagem serão aplicadas sobre materiais diversos como tecido, papel, pedras, entre outros.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h