PROGRAMAÇÃO

Balanços Meltdown – Tom Price

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta, em parceria com o BOOMSPDESIGN e apoio da Galeria +Coletivo Amor de Madre, a instalação das obras Balanços Meltdown, do designer londrino Tom Price. As peças, produzidas com técnicas de aquecimento e prensagem de moldes sobre materiais diversos, estarão montadas no jardim do MCB a partir de 17 de agosto, sábado. O evento integra a programação do Design Weekend (DW) em São Paulo, que acontece entre os dias 15 e 18 de agosto, de quinta-feira a domingo, dia em que o artista falará aos visitantes sobre o seu trabalho, das 10h às 11h, com participação gratuita e aberta ao público.

Os Balanços Meltdown no MCB, que contam com o patrocínio da Etna e da Roca, são peças produzidas por meio de técnicas – como indica o título da série meltdown(fusão) – de aquecimento e prensagem de moldes em forma de assento em superfícies de metal, tecidos, cordas de náilon, tubos de PVC ou até mesmo folhas de polipropileno. O resultado são obras únicas que mesclam mobiliário e escultura, revelando uma das principais características do trabalho de Price, ao lado da utilização de materiais não usuais em suas criações. 

Durante a Semana de Design em Milão do ano passado, no mês de abril, a série Meltdown – por meio da exposição de poltronas e balanços fundidos – atraiu grande atenção da mídia especializada e do público visitante na cidade italiana. Tom Price, cada vez mais requisitado por museus e galerias de todo o mundo, foi o “Designer do Ano” do BOOMSPDESIGN 2012, que aconteceu de 22 a 24 de agosto, em São Paulo.


Design Weekend – Realizado pela segunda vez em São Paulo, aos moldes do que já acontece em outras capitais como Londres (no London Design Festival) e Milão (no Fuori Salone), mobiliza os paulistanos em torno da discussão sobre design, abordando sua transversalidade e conexões, que incluem a economia criativa, arte, arquitetura, decoração, moda, negócios e sustentabilidade.


Sobre Tom Price

Com criações que recorrem a materiais inusitados, Tom Price desenvolve objetos de mobiliário, esculturas e instalações, transitando entre os campos do design de produto e as artes visuais: tubos de PVC dão vida a uma floresta em plena Industry Gallery (Washington – EUA); cordas de náilon e roupas usadas ganham novos significados em poltronas e esculturas. “O meu trabalho é uma combinação de materiais, processos e fenômenos na concepção de obras de consenso mútuo”, diz Price.


Sobre o BOOMSPDESIGN

Idealizado por Beto Cocenza, o BOOMSPDESIGN – Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, reúne nomes consagrados no mercado nacional e internacional para discutir arquitetura, design e arte. O evento traz ao Brasil o que há de mais importante neste cenário, com conteúdos e tendências mundiais. Entre os nomes que já marcaram presença no evento estão Sérgio Rodrigues, Karim Rashid, Harry Allen, Ruy Ohtake, Craig Robins, Todd Bracher, Dror Benshetrit, Chad Oppenheim, Matali Crasset, entre outros. 


Sobre a Etna

Tudo para sua casa em um só lugar. É isso que propõe a Etna com sua grande variedade de móveis, objetos de decoração, cama, mesa e banho, tapetes e cortinas, iluminação e utilidades. Fundada em 2004, a home store tem sede em São Paulo e soma 15 lojas no País, das quais três na Grande São Paulo – Berrini, Marginal Tietê e Granja Viana –, além de unidades em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Uberlândia (MG), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE). A Etna conta ainda com uma loja virtual (www.etna.com.br), que atende todo o território nacional com mais de 7 mil itens de seu vasto portfólio de produtos.


Sobre a Roca

A Roca é a empresa líder mundial, dedicada ao desenho, produção e comercialização de produtos para salas de banho, pisos e revestimentos cerâmicos voltados para arquitetura, construção e design de interiores. A companhia emprega 21.100 pessoas em 76 fábricas instaladas em 18 países, com presença comercial em mais de 135 países, nos cinco continentes.


SERVIÇO:

Balanços Meltdown – Tom Price
Visitação: 17 de agosto a 22 de setembro 
Conversa com o artista: 18 de agosto, domingo, das 10h às 11h – Gratuito
Realização: BOOMSPDESIGN e MCB
Apoio: Galeria +Coletivo Amor de Madre
Patrocínio: Etna e Roca

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h