PROGRAMAÇÃO

RODA DE CONVERSA | DESIGN DE INTERIORES: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS

RODA DE CONVERSA | DESIGN DE INTERIORES: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS

Crédito: Divulgação MCB

#MCBEMCASA

O Museu da Casa Brasileira – uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – e a Revista ArqXP promoveu um debate online pelo Youtube do MCB acerca da qualidade do espaço interno das habitações e a importância crescente dos profissionais em Design de Interiores.

Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a importância de viver em uma casa equipada, amigável e aconchegante aumentou exponencialmente e – portanto – pessoas passaram a adequar seus ambientes às novas necessidades práticas e estéticas.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o número de vendas online de móveis e itens de decoração aumentou em 23,61% no período de março a abril de 2020.  Já o Grupo Consumoteca, mostrou – recentemente – que 55% das pessoas de maior poder aquisitivo no Brasil fizeram mudanças na casa durante a quarentena, enquanto 39% de famílias da classe C fizeram o mesmo.

Diante desse cenário, surgem dúvidas sobre a diferença entre Arquitetura e Design, juntamente com questões ligadas à importância do profissional qualificado em Design de Interiores, profissão regulamentada desde 2016 que vem conquistando espaço de atuação. Ainda mais recentemente, em maio de 2021, os profissionais de São Paulo adquiriram o direito de registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo​ (CREA-SP).

Para saber mais sobre esses e outros assuntos como: emissão da ART, grade curricular da área e demanda por especialistas para construção e reformas, assista acima o debate que contou com a participação de Alexandre Salles (IED São Paulo/ Estúdio Tarimba) e Sueli Garcia (Belas Artes-SP/ ABD/ P.O Box Design), sob mediação de Gustavo Curcio (ArqXP/ FAUUSP).

Sobre Alexandre Salles
Graduado em Arquitetura e mestre em Semiótica Urbana pela FAUUSP, Alexandre coordena os cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário do Instituto Europeu di Design – IED São Paulo. Possui experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de possuir colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Em 2011, fundou o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design. Possui participação em bancas acadêmicas de universidades brasileiras e internacionais, como membro do júri de inúmeros prêmios relacionados ao design de interiores, produto, arquitetura, e também na curadoria de conteúdo para eventos e mostras relativas ao universo da Arquitetura, Arte e Design. Jurado da categoria Mobiliário no 34º Prêmio Design MCB.

Sobre Sueli Garcia
Doutora em Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie-SP (2014), mestra em Comunicação pela UNIP (2002) e graduada em Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1986). Atualmente, é docente e coordenadora dos cursos de graduação de Design de Interiores e Design de Produto do Belas Artes-SP. É também docente dos cursos de Pós-graduação em Design de Interiores e do Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design da mesma instituição. É autora dos livros “Arquitetura do Espaço Cenográfico” (2011) e “Arte e Cultura na Moda como fundamentos do vestir contemporâneo” (2014). É conteudista do EAD de História do Design da Belas Artes. É Vice-presidente do Acadêmico da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores. Desde 2010 é head e co-fundadora do escritório P.O.Box Design, empresa que desenvolve Tendências, Visual Merchandising, Produtos e Interiores Comerciais, através de Projetos e Consultoria, e conta com dois prêmios na área em 2018 e 2019. Desenvolve figurino e cenografia para instituições culturais como Unifesp e Sesc há 14 anos. Jurada na categoria Trabalhos Escritos do 34º Prêmio Design MCB.

Sobre Gustavo Curcio
Arquiteto, mestre e doutor em Design e Arquitetura. Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação na área de Design de Revistas e Projeto Gráfico Editorial (online e offline). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Design Visual, LabVisual – FAUUSP e do Grupo de Estudos de Novas Narrativas, GENN – ECAUSP. Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela FAUUSP e experiência de 20 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação / publicidade. Recentemente, foi curador da exposição Pauliceia 2.0, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Coordena o projeto de extensão universitária de democratização do acesso ao design ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção. Jurado na categoria Trabalhos Escritos do 34º Prêmio Design MCB.

Sobre o ArqXP
O ArqXP nasceu em 2019 com o objetivo de aproximar estudantes de Design e Arquitetura das iniciativas inovadoras do mercado brasileiro e internacional. A plataforma digital ArqXP.com e a revista ArqXP, ambas de acesso gratuito e irrestrito, tem cumprido a missão de difundir projetos e ideias muito além dos muros da universidade. Desde janeiro de 2020, o projeto integra as atividades de Cultura e Extensão da FAUUSP, onde Gustavo Curcio atua como professor e pesquisador.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content