PROGRAMAÇÃO

RODA DE CONVERSA VIRTUAL MCB + ARQXP | 34º Prêmio Design MCB

RODA DE CONVERSA VIRTUAL MCB + ARQXP | 34º Prêmio Design MCB

No dia 23 de novembro, o Museu da Casa Brasileira – uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo – e a ArqXP se reúnem virtualmente para o lançamento da edição de novembro da revista, que encartará o catálogo da 34ª edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, apresentando os premiados deste ano.

A programação acontecerá pelo YouTube do MCB a partir das 17h e contará com participação de Giancarlo Latorraca (diretor técnico do Museu da Casa Brasileira), Gerson Lessa (coordenador de júri do 34º Prêmio Design MCB na categoria Produtos), Teresa Riccetti (coordenadora de júri do 34º Prêmio Design MCB na categoria Trabalhos Escritos) e mediação de Gustavo Curcio (ArqXP).

Os participantes falarão sobre a realização da primeira edição totalmente virtual do Prêmio Design MCB. Realizado desde 1986, o concurso teve sua 34ª edição interrompida em 2020 após a realização do Concurso do Cartaz, devido às incertezas trazidas pelo contexto da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve tempo para planejar as atividades de avaliação de forma que a edição se desse em formato virtual, driblando as adversidades, tanto orçamentárias, como do cenário ainda incerto. O concurso recebeu um total de 431 inscrições, sendo que a edição apresentou o maior número de trabalhos escritos dos últimos anos, 75 trabalhos, dos quais: 18 publicados e 57 não-publicados.

Após a roda de conversa, a revista que encarta o catálogo poderá ser adquirida gratuitamente nas versões digital e física pelo site arqxp.com ou pelo Instagram @arq_xp.

SERVIÇO

Roda de conversa virtual | 34º Prêmio Design MCB

Dia 23 de novembro, terça-feira

Horário: das 17h às 18h

Transmissão ao vivo pelo YouTube MCB

Gratuito

Sobre Giancarlo Latorraca
Giancarlo é arquiteto e diretor técnico do Museu da Casa Brasileira. Atualmente, é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na área de Design, com linha de pesquisa sobre teoria e história do design e orientação da professora Dra. Maria Cecilia Loschiavo dos Santos.

Sobre Teresa Riccetti
Docente e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Design. Doutora em Ciências pela UNIFESP (2009). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (1999); Bacharel em Desenho Industrial pela Fundação Armando Alvares Penteado (1989). No período de 1990/91 foi membro da equipe de designers do Laboratório Brasileiro de Design – LBDI/CNPq (Florianópolis, SC). Aperfeiçoamento em Director Design pela Domus Academy, Milão (1992). Foi docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Design, da Fundação Armando Álvares Penteado (1994-2016). É vice-líder do grupo de pesquisa: Design, Teoria e Projeto; atua nas áreas de ensino de design e de design de produtos com ênfase no mobiliário e paisagem doméstica.

Sobre Gerson Lessa
Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ (2014), com tese na linha de pesquisa Imagem e Cultura. Mestre em Design pelo PPD/ESDI/UERJ (2008), com dissertação na linha de pesquisa da História do Desenho Industrial. Graduado em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ (1985). Admitido para o corpo docente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Curso de Design Industrial (BAI) em março de 2009. Desenvolve pesquisa relativa à história do Design Industrial e à Cultura Material, dedicando-se à coleta, identificação e preservação de materiais e objetos produzidos pela indústria de plásticos ao longo dos séculos XIX, XX e XXI, além de bibliografia e referências comerciais e efêmeras acerca destes objetos e indústria.

Sobre Gustavo Curcio (Mediador)
Arquiteto, mestre e doutor em Design e Arquitetura. Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação na área de Design de Revistas e Projeto Gráfico Editorial (online e offline). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Design Visual, LabVisual – FAUUSP e do Grupo de Estudos de Novas Narrativas, GENN – ECAUSP. Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela FAUUSP e experiência de 20 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação / publicidade. Recentemente, foi curador da exposição Pauliceia 2.0, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Coordena o projeto de extensão universitária de democratização do acesso ao design ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção. Jurado na categoria Trabalhos Escritos do 34º Prêmio Design MCB.

 

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 51 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727
Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content