PROGRAMAÇÃO

RODA DE CONVERSA VIRTUAL | LIDERANÇA E GÊNERO NA ARQUITETURA: CONQUISTAS E DESAFIOS

RODA DE CONVERSA VIRTUAL | LIDERANÇA E GÊNERO NA ARQUITETURA: CONQUISTAS E DESAFIOS

#MCBEMCASA

Roda de conversa virtual traz discussão sobre diversidade de gênero no mercado de trabalho de arquitetura.

Em comemoração ao mês da mulher, o Museu da Casa Brasileira – uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – promoverá uma roda de conversa virtual no dia 09 de março (terça-feira), a partir das 17h, com transmissão ao vivo e interativa pelo YouTube. O debate, realizado em parceria com a revista ArqXP, será pautado pelo tema: “Liderança e gênero na arquitetura: conquistas e desafios”.

Com participação de: Nádia Somekh, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR); Maria Elisa Baptista, presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Angélica Benatti Alvim, diretora da FAU Mackenzie e mediação de Gustavo Curcio (FAUUSP/ArqXP), o evento virtual abordará questões como responsabilidade de comando, racionalização de processos e a diversidade de gênero como fator essencial para a gestão em posições de liderança, especialmente, no mercado de trabalho de arquitetura.

“A roda de conversa visa promover a reflexão sobre o significado da data e ressaltar as conquistas femininas havidas na luta por igualdade e oportunidades no mercado de trabalho, particularmente em arquitetura”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Confira como foi a Roda de Conversa:

SERVIÇO:
Liderança e Gênero na Arquitetura: conquistas e desafios: com Angélica Benatti Alvim (Diretora da FAU Mackenzie), Nádia Somekh (Presidente do CAU/BR – Mackenzie), Maria Elisa Baptista (Presidente da Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – PUC Minas) e Gustavo Curcio (FAUUSP/ArqXP).
Dia 09 de março, terça-feira
Horário: a partir das 17h
Transmissão ao vivo pelo YouTube MCB
Gratuito

Sobre Angélica Benatti Alvim
Arquiteta e urbanista (1986), mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 1996; 2003); professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desde 2016 exerce o cargo de Diretora. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Foi coordenadora geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013-2016), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-Mackenzie (2010-2013). Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) – gestão 2015/2016; e recentemente presidiu o Prêmio ANPARQ 2020. É bolsista produtividade em Pesquisa CNPq nível 2. Organizou os livros Avaliação de Políticas Urbanas: contexto e perspectivas, em parceria com Luiz Guilherme Rivera de Castro (Editoras Mackpesquisa e Romano Guerra, 2010); UN- Habitat: das declarações aos compromissos (Romano Guerra, 2010) e Arquitetura Mackenzie 100 anos; FAU Mackenzie 70 anos. Tradição e Pioneirismo (2017, Editora Mackenzie e CAU/SP).

Sobre Maria Elisa Baptista
Arquiteta e urbanista, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e doutora em Urbanismo pela UFRJ. Professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e atual presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Sobre Nadia Somekh
Professora emérita da Universidade Presbiteriana Mackenzie; foi diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (2005-2009) e coordenadora da estruturação do programa de pós-graduação. Foi conselheira do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). Ganhou do governo francês a Palma Acadêmica (2018) e é professora convidada do Instituto de Urbanismo de Paris/França. Na cidade de São Paulo, presidiu a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) entre 2002 e 2004; foi diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental (2013-2016). É autora do livro “A Cidade Vertical e o Urbanismo Modernizador”, entre outros, e co-organizadora do livro “Bixiga em três tempos”. Atual Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) para o triênio 2021-2023.

Sobre Gustavo Curcio (mediador)
Arquiteto, mestre e doutor em Design e Arquitetura, Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação na área de Design de Revistas e Projeto Gráfico Editorial (online e offline). Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela FAUUSP e experiência de 15 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação / publicidade. Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Integra o conselho científico do ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção.

Sobre a ArqXP
O ArqXP nasceu em 2019 com o objetivo de aproximar estudantes de Design e Arquitetura das iniciativas inovadoras do mercado brasileiro e internacional. A plataforma digital ArqXP.com e a revista ArqXP, ambas de acesso gratuito e irrestrito, tem cumprido a missão de difundir projetos e ideias muito além dos muros da universidade. Desde janeiro de 2020, o projeto integra as atividades de Cultura e Extensão da FAUUSP, onde Gustavo Curcio atua como professor e pesquisador.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content