PROGRAMAÇÃO

RODA DE CONVERSA VIRTUAL | DESIGN PARA INOVAÇÃO SOCIAL

RODA DE CONVERSA VIRTUAL | DESIGN PARA INOVAÇÃO SOCIAL

Divulgação MCB

MCB e ArqXp realizam roda de conversa virtual com o tema ‘Design para Inovação Social’

O bate-papo acontece na quarta-feira, 14/12, às 17h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do MCB

A próxima roda de conversa promovida pelo Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – em parceria com o ArqXP, acontece no dia 14 de dezembro, às 17h, pelo canal oficial do MCB no Youtube.

O evento apresentará um debate sobre as possibilidades de contribuição do design para ações com impacto social positivo. Com mediação de Gustavo Curcio, arquiteto e professor da FAUUSP, os convidados Carla Cipolla (DESIS/UFRJ) e Germano Guimarães (Grupo Tellus) farão uma breve exposição de casos de inovação em diferentes contextos, detalhando desde a concepção até a implementação de soluções para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Após a apresentação dos casos, haverá um bate-papo aberto sobre as ações apresentadas e a função do design perante os problemas sociais. A audiência poderá interagir por meio de perguntas e sugestões enviadas pelo chat da plataforma.

Na ocasião, também será lançada a revista ArqXP de novembro que conta com um encarte especial em comemoração ao cinquentenário do Museu da Casa Brasileira. Uma linha do tempo apresenta a criação da instituição e algumas das exposições do MCB. A publicação ainda conta com uma matéria sobre a mostra ‘Casas do Brasil: Conexões Paulistanas’ que ficará em cartaz até 10 de janeiro de 2021.

SERVIÇO:
Roda de conversa virtual | ‘Design para Inovação Social’.
Dia 14 de dezembro, segunda-feira
Horário: a partir das 17h
Transmissão ao vivo pelo YouTube MCB
Gratuito

Patrocínio Revista ArqXP: Cebrace Vidros
Apoio Revista ArqXP: Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo e Melnick Even.

 

Sobre Carla Cipolla
Professora e pesquisadora da Coppe/UFRJ, coordenadora da rede DESIS – reunindo laboratórios dedicados ao tema da inovação social pelo mundo – e do Rio DESIS Lab.

Sobre Germano Guimarães
Cofundador e diretor presidente no Grupo Tellus, primeira organização de Inovação e Design de Serviços Públicos do Brasil. Há 12 anos, atua em projetos de inovação em parceria com todas as esferas do governo, meio privado e a sociedade civil para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. É ex-presidente do iClass – Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang – Encontro de jovens líderes e empreendedores da América Latina. Em 2010, recebeu Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Fez parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura. É membro do Conselho Consultivo do Arte Despertar e do Centro Ruth Cardoso. Curador alumni do Global Shapers do World Economic Forum e mentor de startups do BrazilLAB.

Sobre Gustavo Curcio (Mediador)
Arquiteto (2006), mestre (2009) e doutor (2015) em Design e Arquitetura, Gustavo Curcio possui experiência de 15 anos na área editorial, programação visual, direção de arte, direção de fotografia e direção de redação/publicidade. Desenvolve pesquisas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na área de Design de Revistas, Projeto Gráfico Editorial (online e offline). Possui pós-doutorado em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Gustavo é professor e pesquisador do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade. Foi designer gráfico, editor de arte, editor de fotografia, diretor de arte e diretor de redação na Editora Abril, na RMC Editora (branded content), Magu Comunicação Integrada e Content XP Comunicação. Elaborou os projetos gráficos e editoriais do Jornal Diário de São Paulo (2011), Anuário do Governo do Estado de São Paulo (2010), Revistas AnaMaria e Minha Casa (2004 a 2010), Avon Cosméticos, Scania Latin America, SAAB e Toyota. Desenvolveu projetos de embalagens para a Fischer Brasil (multinacional alemã). Faz parte do conselho editorial das revistas Arquitetura e Urbanismo (ISSN 0102-8979) e Téchne (ISSN 0104-1053). Integra o conselho científico do ArqXP | Experiências Inovadoras em Construção. Desenvolveu arquitetura digital de aplicativos (apps), sites e plataformas eletrônicas, bem como vídeos e animações para Glebba Investimentos, Scania Latin America, BTB Telecom, dentre outras empresas. É autor dos seguintes livros: História Revista (Aner, 2011), Madeira: matéria-prima para o Design (Senai, 2014), Antonio De Mitry: na prática, a teoria é outra (Senai, 2014) e Sandra Fóz Décor Tables (MAGU, 2015).

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 
SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content