PROGRAMAÇÃO

RODA DE CONVERSA | A FUNÇÃO SOCIAL DO DESIGN

07 de março, sábado, das 11h às 13h
Entrada gratuita

O Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove no dia 07 de março, sábado, das 11h às 13h, uma roda de conversa com o tema ‘A função social do design’. O debate será mediado pelo professor Marcos da Costa Braga e contará com a presença de Ruth Klotzel, coordenadora da comissão julgadora do Concurso do Cartaz 2020, e do designer Rico Lins.

A roda de conversa tem a missão de promover uma reflexão sobre qual seria a função social do design gráfico diante do cenário contemporâneo. Nas últimas décadas, novos meios de comunicação, mudanças tecnológicas e culturais e novas e antigas crises desafiaram o design gráfico a se desenvolver, se reinventar e se posicionar. O debate também pretende dar subsídios aos candidatos que participarão do Concurso do Cartaz do 34º Prêmio Design MCB.

Para Marcos da Costa Braga, o bate-papo é uma forma de abrir espaço para discutir sobre de que maneiras seria possível o designer gráfico exercer papel social que contribua para impactos sociais e culturais positivos. “Vamos discutir diversos pontos, como: De que modo se pode exercer um papel social que contribua para a melhoria da sociedade em questões das esferas da saúde, direito à informação, segurança social, ecologia e meio ambiente, educação, trabalho, identidade cultural, economia, consumo e cidadania?; O designer gráfico tem espaço hoje para exercer de forma ideal sua atuação na sociedade?”, instiga o professor e designer.

Miriam Lerner, diretora geral do MCB, conta que a roda de conversa e o tema para a criação das peças do Concurso do Cartaz são apostas para 2020. “Esperamos que o debate estimule a troca de ideias relacionadas à peça gráfica em si e às possibilidades do design enquanto agente efetivo para a promoção da qualidade de vida, gerando trabalhos com um enfoque diverso dos que vinham sendo recebidos nas edições anteriores”, finaliza.

Sobre Marcos da Costa Braga
Graduado em Design (1985) pela UFRJ e Doutor em História Social pela UFF (2005), atualmente é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU–USP e membro do grupo de pesquisa História, Teoria e Linguagens do Design do LabVisual na mesma instituição. É membro do Conselho de Orientação Cultural do Museu da Casa Brasileira e do corpo de avaliadores dos periódicos científicos Estudos em Design, Revista Arcos, Educação Gráfica (Brasil) e RChD creación y pensamiento (Chile). Autor de vários artigos e livros sobre história do design no Brasil e um dos coordenadores da coleção de livros ‘Pensando o Design’, organizou o livro ‘O Papel Social do Design Gráfico’ e, em parceria com Priscila Farias, a obra premiada ‘Dez ensaios sobre Memória Gráfica’. Coordenou o Júri de trabalhos escritos do Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2013 e 2014. Tem experiência profissional em Desenho de Produto e Programação Visual, e suas principais linhas de pesquisa são história do design no Brasil e memória gráfica.

Sobre Rico Lins
Nascido no Rio de Janeiro, é designer, ilustrador e educador. Viveu entre Paris, Londres e Nova Iorque a partir de 1979. Atualmente mora em São Paulo desenvolvendo projetos de identidade visual para mídia impressa e digital e exposições. Com individuais no Centre Georges Pompidou (1982), Instituto Tomie Ohtake (2009) e Museu da Casa Brasileira (2016), organizou, entre outras, as mostras Brasil em Cartaz (Pôle Graphisme Chaumont, 2005), Connexions>Conexões (Sesc Pompeia, 2009) e Manifesto Gráfico (Espaço Cultural Porto Seguro, 2017). É membro da AGI Alliance Graphique Internationale desde 1997.

Sobre Ruth Klotzel
Designer formada pela FAU-USP, é Mestre pela mesma universidade. Lecionou no curso de arquitetura da FAAP e na graduação e pós-graduação latu sensu do curso de design do Senac. Foi co-fundadora da ADG Brasil e Diretora em três gestões e vice-presidente do Icograda por duas gestões (2003-2005 e 2005-2007). Já participou, como jurada, de diversos concursos nacionais e internacionais de design, sobretudo de design de cartazes: Bio (Slovenia), 4th Block (Ucrânia), Poster for Tomorrow (França), Bienal ADG (Brasil) e Concurso do Cartaz do Prêmio Design MCB (Brasil). É membro da presidência da Bienal Iberoamericana de Design (Madri) desde 2007, e colaboradora da Poster 4 Tomorrow (Paris), além de atuar como designer em seu Estúdio Infinito (São Paulo). Coordenadora da comissão julgadora do Concurso do Cartaz do 34º Prêmio Design MCB.

Sobre o Prêmio Design MCB
O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira, instituição cultural que comemora em 2020, 50 anos. A premiação – a mais tradicional do segmento no país – revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre maio e julho, o MCB recebe criações nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. As peças são analisadas por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados – divididos entre 1º, 2º e 3º lugares – as menções honrosas e outros selecionados para compor a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de dois meses.

SERVIÇO:
Roda de Conversa | A função social do design
Data: 07 de março, sábado, das 11h às 13h
Mediador: Marcos da Costa Braga
Convidados: Rico Lins e Ruth Klotzel
Entrada gratuita | Sujeito à lotação do espaço
Local: Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content