PROGRAMAÇÃO

Jornadas Culturais 2014 – “A memória na era da economia criativa”

Jornadas Culturais 2014 – “A memória na era da economia criativa”

No dia 2 de setembro, das 9h às 16h, o Centro de Memória Bunge, o Centro de Memória do Itaú Cultural e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizam a palestra “A memória na era da economia criativa”, com Adriana Teixeira Costa, pesquisadora na área de Economia Criativa – com especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento faz parte do calendário da 10ª edição das Jornadas Culturais, promovida pelo Centro de Memória Bunge e Centro de Memória Itaú Cultural, que até novembro ainda terá mais duas palestras.

Durante o encontro, a palestrante discorre sobre questões como: no mundo atual, qual a influência da internet na produção e conservação da informação? Como a tecnologia e as novas metodologias participativas alteram nossa relação com os espaços de memória? De que forma museus podem estar mais integrados à cidade e quais as iniciativas de sucesso nesse campo?

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos canais www.fundacaobunge.org.br e www.itaucultural.org.br.

Sobre as Jornadas Culturais
A Fundação Bunge, que mantém o Centro de Memória Bunge, um dos mais importantes acervos de memória empresarial do país com 20 anos de existência, é a idealizadora das Jornadas Culturais desde 2004. Em 2013, o Itaú Cultural também sediou um dos encontros do projeto, com tema: Gestão do Conhecimento e Redes Sociais na Cultura Digital: Como os Mundos da Teoria e da Prática se Encontram?, publicou um manual de memória empresarial e realizou o seminário internacional Centros de Memória – Uma Contribuição para as Instituições e a Sociedade. Agora, a parceria entre as duas instituições marca o décimo aniversário do evento, que já contribuiu para a formação e a atualização profissional de milhares de participantes.

Sobre Adriana Teixeira Costa
Adriana Teixeira Costa é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora na área de Economia Criativa, com especialização pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua como curadora educativa em programas do terceiro setor junto a empresas como Nestlé, Bunge, C&A e DuPont. Fundadora da catalisadora de empreendedores criativos Residência Cri@tiva.

Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social da Bunge Brasil. Ela acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro. Suas iniciativas dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge e Apoio a Estudos e Pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Semear leitores, um programa de incentivo à leitura e Comunidade Integrada, um programa de desenvolvimento territorial sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge).

Sobre o Itaú Cultural
O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira. Ao considerar a cultura uma ferramenta essencial à construção da identidade do país e um meio eficaz na promoção da cidadania, o instituto busca democratizar e promover a participação social. Centro de referência cultural, há 27 anos promove e divulga a produção brasileira – no país e no exterior.

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