PROGRAMAÇÃO

Experimentando Espaços 2

Experimentando Espaços 2

Como parte da programação da exposição “Experimentando Espaços 2” , o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, oferece um ciclo de debates com os artistas participantes da mostra, o curador Agnaldo Farias e especialistas convidados. Confrontando diferentes entendimentos e processos sobre a produção do espaço, o ciclo acontece nos dias 27 e 28, às 19h, e 29 de março, às 11h. A mediação será feita respectivamente por Agnaldo Farias, na quinta; Guilherme Wisnik, na sexta; e Marta Bogéa, no sábado. A entrada é gratuita e dispensa inscrição.

Experimentando Espaços 2, em cartaz no MCB de 22 de março a 25 de maio, apresenta o trabalho de nove artistas brasileiros sob curadoria de Agnaldo Farias. Concebidas especialmente para o jardim do museu, as obras trazem diferentes modalidades de experiências espaciais que trafegam entre arquitetura, paisagem, a casa e os objetos com que a povoamos.

Com patrocínio da AkzoNobel, a exposição é a segunda edição do projeto realizado originalmente em 2009, que promoveu a ocupação artística da área verde do museu com a seleção de conteúdo de Agnaldo Farias. “O objetivo dessa edição continua sendo o de apresentar algumas das mais variadas e instigantes experiências espaciais realizadas por nossos artistas”, revela o curador. “Especulando sobre os significados e as formas de ser que as cidades, as paisagem, as arquiteturas, e até mesmo a extensa gama de objetos com quê mobiliamos os espaços domésticos, os artistas, por meio das mais variadas modalidades de suportes expressivos, terminam por reinventar a noção de espaço”.

Participam dessa segunda edição, todos com obras inéditas, os artistas André Komatsu, Angelo Venosa, Carmela Gross, Daniel Murgel, Genilson Soares, Georgia Kyriakakis, José Rufino, Marcius Galan e Rodrigo Bueno.

Jardim do MCB
O marco inaugural da abordagem museológica do jardim do MCB, patrimônio histórico com mais de 6 mil metros quadrados, foi a mostra Jardim do Solar, criada em 2004, que incorporou as centenas de espécies de árvores como acervo vivo do museu. Desde então, muitas mostras tiveram seu conteúdo expandido para o espaço do jardim e outras foram realizadas especialmente para a área expositiva externa.

Com o projeto Experimentando Espaços, teve início uma nova etapa de leitura desse espaço e novos diálogos, com sua primeira edição em 2009 e agora novamente em 2014. As obras dos artistas convidados, nas palavras do curador Agnaldo Farias, propõem experiências sensoriais que se desdobram em dimensões psicológicas, políticas, antropológicas, mnemônicas etc. Mantêm o jardim vivo como espaço de convívio e comunicação.

Sobre o curador Agnaldo Farias
Agnaldo Farias é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, crítico de arte e curador. Consultor curatorial do Instituto Tomie Ohtake, ex-curador geral do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da 29a Bienal de São Paulo e curador da representação brasileira da 54a Bienal de Veneza, há anos desenvolve pesquisas sobre a arte contemporânea, com destaque à produção nacional e às pesquisas voltadas a discussão do espaço. O interesse específico sobre as relações entre arte e arquitetura tem gerado, além de exposições, como é o caso do projeto Experimentando espaços 2, textos, seminários, e a criação de uma linha de pesquisa em nível de pós-graduação.

Sobre a AkzoNobel
A AkzoNobel é uma companhia global líder em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas. Fornecemos produtos inovadores para indústrias e consumidores no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. O nosso portfólio inclui marcas bem conhecidas como Coral, Sparlack, Wanda, Sikkens, International e Eka. Com sede em Amsterdã, na Holanda, somos consistentemente indicados como uma das empresas líderes na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, os nossos 50.000 colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos em entregar produtos e tecnologias de ponta, capazes de atender às crescentes demandas de um mundo em constante evolução.

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h