PROGRAMAÇÃO

Desenhando São Paulo

Desenhando São Paulo

Em novembro o portal Arq!Bacana e o MCB promovem palestra com a participação da historiadora Maria Lúcia Perrone Passos, que abordará importância dos mapas na formação da capital paulista.

A palestra é dirigida a arqueólogos, geógrafos, cartógrafos, geólogos, historiadores, engenheiros, arquitetos, urbanistas, cientistas sociais e todos os demais interessados em conhecer por onde se iniciou o traçado geográfico, sociopolítico e cultural de São Paulo. Também serão abordados quais são os principais arquivos paulistanos detentores destas preciosidades atualmente.

Outro assunto que a palestrante discutirá é a forma como a cartografia histórica registra as marcas da passagem do tempo e fornece subsídios para a compreensão de processos de ocupação e do crescimento da cidade, tendo como objetivo principal desvendar a evolução urbana de São Paulo. “O maior mérito deste trabalho é trazer ao conhecimento de qualquer pessoa, seja ela da área ou não, mapas que até hoje ficaram guardados em arquivos, que poucos tinham acesso, podendo até se perder pelo tempo”, comenta Maria Lúcia Perrone.

Maria Lúcia Perrone Passos é mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Colégio Sion (SP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade de Georgetown, nos EUA. Trabalhou nos departamentos de Patrimônio Histórico do município de São Paulo e da Eletropaulo. Morou em Paris, na França – onde estudou na Ecole Pratique des Hautes Etudes em Sciences Sociales -, em Santiago, no Chile, e em Washington D.C., nos EUA. Deu curso no Mestrado de História do Brasil da Universidade de Lisboa. É autora de dois livros, publicados por editoras portuguesas: um de História e outro de ficção (contos). Tem contos publicados em diversas coletâneas paulistas, ensaios sobre História de Portugal e de São Paulo em publicações de Portugal, do Museu Paulista (USP) e da Secretaria Municipal de Cultura (SP). Sua última publicação é “Desenhando São Paulo – Mapas e Literatura”, em parceria com a arqTeresa Emidio, das editoras Senac/IMESP, de 2009. Atualmente colabora com a programação cultural do Club Athletico Paulistano.

24/11, das 20h às 21h30
Inscrições: R$30, em www.arqbacana.com.br.
Mais informações pelo telefone (11)3078-2906

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content