PROGRAMAÇÃO

EDUCATIVO MCB | OFICINA ONLINE QUE OBJETO É ESSE? – COLEÇÕES

Foto: Educativo MCB

INSCRIÇÕES ABERTAS
#MCBEMCASA


A atividade realizada pelo Educativo MCB acontece no dia 23 de outubro, sábado, às 10h

A próxima oficina de desenho “Que objeto é esse?” terá como foco a coleção!

Coleção de pedras, de flautas, de selos, de papel de carta, de dinheiro antigo, de colheres, de lápis, de plantas, de livros, de brinquedos, de rótulos, de discos…

Quase tudo é colecionável!

Na antiguidade, possuir objetos era manifestação de poder. Reis e imperadores conservavam o seu patrimônio. Na Idade Média, a Igreja reuniu grandes coleções; e foi quando teve origem a ideia de museu.

Com o tempo, as coleções foram ultrapassando a sua funcionalidade e dando espaço a significados simbólicos.

Até o final do século XVIII, as coleções eram privadas, até que os museus passaram a ser estabelecidos como espaços de democratização do saber. No final do século XIX, os museus eram espécies de depósitos de objetos exóticos dos trâmites coloniais, transformando-os em instituições de pesquisa de caráter científico.

Já no século XX, a arquitetura viu a necessidade de pensar e planejar a adequação do museu em função de sua coleção, elaborando formas de organizar e expor. No pós-guerra, surgiu uma infinidade de museus. E hoje em dia há, também, museus com coleções imateriais.

O desejo de colecionar, guardar, conservar, organizar, está ligado à memória, aos afetos, às origens, a um sentimento de pertencimento, uma forma de contar a própria história e apresentá-la a outros e a si mesmo.

Venha desenhar conosco! Traga suas coleções ou suas histórias de coleções.

A atividade acontece nesse sábado, dia 23 de outubro, a partir das 10h. Teremos espaço e tempo para trocar ideias e desenhos.

Serviço:
Que objeto é esse? – Coleções | Oficina online de desenho

Dia 23 de outubro, sábado
Horário: das 10h às 12h
Inscrições clicando aqui
Atividade gratuita e para toda família
Participe!

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube | LinkedIn | Spotify

Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content