NOTÍCIAS

Trabalho vencedor do 33º Prêmio Design MCB é lançado pela editora Senac

10.02.2021

Trabalho vencedor do 33º Prêmio Design MCB é lançado pela editora Senac

Imagem: divulgação do livro Processo de Criação em Design Gráfico: Pandemonium, de Leopoldo Leal.

 

Em 2021, Leopoldo Leal (doutor em design pela FAUUSP) lança em livro sua tese de doutorado que conquistou o 1º lugar do 33º Prêmio Design MCB (2019) na categoria de trabalhos escritos não publicados. “Processo de Criação em Design Gráfico: Pandemonium (R$80) apresenta 280 páginas e já pode ser adquirido pela Livraria Senac.

Construído a partir de uma pesquisa prática e teórica sobre a bibliografia do design e dos processos de criação, o livro se define por uma espécie de “caderno de experimentos” que pode ser lido por inteiro ou folheado livremente.

A estrutura da obra se baseia nas oito fases do processo criativo descritos por Robert Keith Sawyer e visa a propiciar clareza e entendimento de todo o processo de criação, que não ocorre de maneira linear.

“Geralmente, relatos sobre processos criativos acabam se transformando em histórias idealizadas, em que se apresenta somente o momento de iluminação, deixando em segundo plano todos os processos e mecanismos que possivelmente desencadearam uma ideia. O processo de criação não é uma manifestação divina, muito menos linear e burocrático, como uma linha de produção previsível e duplicadora. Trata-se de um desenvolvimento caótico, confuso e de contornos pouco definidos, ou seja, um pandemônio”, explica Leopoldo, que também recebeu certificado de excelência tipográfica do Type Directors Club de Nova York em 2020 pelo mesmo trabalho.

A publicação do livro foi possível em consequência à parceria do Museu da Casa Brasileira, pelo sexto ano consecutivo, com a editora Senac São Paulo, que avalia as obras ganhadoras e menções honrosas dentro da categoria de Trabalhos escritos não publicados do Prêmio Design MCB.

Sobre o autor
Leopoldo Leal é doutor em design pela FAUUSP. Atua como professor em cursos de graduação e pós-graduação em design. Com mais de vinte anos de experiência, trabalhou como designer na Landor, Interbrand, Futurebrand e GAD’ Branding. Conquistou prêmios nacionais e inter nacionais por sua tese Pandemonium obteve o 1º lugar no 33º Prêmio Design MCB (Museu da Casa Brasileira, 2019), na categoria de Trabalhos escritos não publicados. Seu trabalho recebeu o certificado de excelência tipográfica do Type Directors Club de Nova York (2020), Prata no Brasil Design Award (2020) e o projeto gráfico foi também selecionado para a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (ADG Brasil, 2019). Atualmente Leopoldo intensifica sua pesquisa sobre processos de criação em design gráfico, palestrando e produzindo oficinas e experimentos gráficos.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que completou 50 anos em 2020, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira_ Av. Faria Lima, 2705
Tel.: (11) 3032-3727

Acompanhe também as redes sociais do MCB:
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content