NOTÍCIAS

Museu da Casa Brasileira participa da Semana Nacional de Museus de 2022

03.05.2022

Foto: MCB

A programação presencial acontece de 17 a 22 de maio

Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus, nesse ano, acontece entre os dias 16 a 22 de maio. O evento mobiliza as instituições museológicas de todo o Brasil com diversas atividades e exposições. O tema de 2022 será: ‘O Poder dos Museus’.

Segundo o IBRAM, o poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Durante a 20° Semana Nacional de Museus, além das exposições em cartaz, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Fundação Padre Anchieta, irá promover uma oficina na calçada em parceria com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Itaim. Confira abaixo os detalhes da programação:

Educativo MCB
17 de maio, terça-feira, das 10h às 12h.
Em parceria com o CAPS Itaim, a atividade será aberta ao público e acontecerá na calçada em frente ao MCB. Durante o encontro serão discutidas questões relacionadas a saúde mental.
Ação gratuita e sem restrição de faixa etária.

Exposições em cartaz
De 17 a 22 de maio, das 10h às 18h.
Design e indústria – A história da tradicional botica Granado | A mostra apresenta um retrato da fabricação pioneira da empresa, cuja trajetória permeia as transformações do design, econômicas e sociais do país, nos 152 anos da marca. Curadoria de Ana Maria Pereira de Almeida e Jacqueline de Araújo.

Remanescentes da Mata Atlântica e Acervo MCB | A mostra consiste em painéis fotográficos e textuais que correlacionam as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica, algumas centenárias, e que, ao longo da história, foram utilizadas na confecção do mobiliário nacional e até mesmo estrangeiro. Curadoria de Ricardo Cardim.

– A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado | A mostra apresenta a vida e os modos de habitação da família do ex-prefeito de São Paulo (1934 – 1938) Fábio Prado e Renata Crespi, que construiu e morou no solar neoclássico que hoje abriga o Museu da Casa Brasileira.

– Vitrine Utensílios da Cozinha Brasileira | A vitrine expositiva conta com utensílios utilizados na cozinha brasileira desde o século 19, tanto para o processamento de alimentos quanto para o serviço à mesa.

VISITAÇÃO
Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) | Ingressos MCB – 2022
Gratuito terça-feira, 17/05
Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas
Estacionamento pago no local

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. ​

Site do MCB

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content