NOTÍCIAS

Museu da Casa Brasileira e ViaQuatro promovem no Metrô recorte da exposição ‘Independências: casas e costumes no Brasil’

16.01.2023

Foto: Gabriel Melhado/MCB

A mostra, que celebrou o bicentenário da independência do Brasil em 2022, passará por estações da Linha 4 – Amarela

Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4 – Amarela do Metrô, levam para os passageiros um recorte da exposição ‘Independências: casas e costumes no Brasil’. Na Estação Vila Sônia, os cartazes ficam em exposição até 31 de janeiro e seguem em abril para a estação São Paulo-Morumbi.

A mostra apresenta para os usuários do Metrô um recorte do retrato da cultura material brasileira junto a registros das diferentes arquiteturas ligadas às três matrizes culturais que constituem a base de nossa formação sociocultural: a do colonizador português, a dos africanos e a dos indígenas.

Nas imagens expostas nas estações é possível entender o que estava em cada sala expositiva do Museu, e por meio do QRCode disponível, acessar os vídeos da programação paralela, assim como a linha do tempo que tem enfoque nos movimentos sociais invisibilizados pelas narrativas da historiografia oficial: conflitos e revoltas com protagonismo dos povos indígenas, da população afrodescendente, de mulheres e das camadas populares como um todo.

“A mostra é uma oportunidade para se conhecer um pouco da história das origens do desenho da materialidade cultural brasileira, sua variedade de formas de habitar, de vestir e de construir objetos que espelham as múltiplas identidades sociais ligadas ao período das lutas por independência no país, desde o final do século XVIII até a abolição da escravatura, em 1888”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB.

A exposição
Organizada no contexto de lançamento da série IndependênciaS da TV Cultura, a mostra propôs uma relação entre móveis, objetos e artefatos, com roupas e indumentárias selecionadas a partir dos figurinos produzidos para as gravações dos episódios. Um recorte que inclui desde as roupas características da corte imperial – criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch -, àquelas das distintas etnias chegadas pelo tráfico de africanos escravizados, elaboradas pela pesquisadora e figurinista Jennifer Ramos dos Santos, passando pelo conjunto de peças e indumentárias dos povos originários.

O conteúdo da mostra foi organizado por Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, em diálogo com as equipes técnicas do Museu, contando com a participação curatorial da historiadora especialista na História da escravidão e das Relações raciais nas Américas Ynaê Lopes, para o módulo da afrobrasilidade, e do escritor, ambientalista e tradutor Kaká Werá Jecupé para o módulo dos povos originários; ambos também trabalharam como revisores críticos do roteiro da série da TV Cultura.

Serviço:
Exposição – Independências: casas e costumes no Brasil
Onde
: Estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela
Quando: de 12 a 31 de janeiro
Onde: Estação São Paulo – Morumbi da Linha 4-Amarela
Quando: abril de 2023

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content