NOTÍCIAS

MCB PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS DE 2021

14.05.2021

A programação virtual e presencial acontece de 18 a 23 de maio

Realizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana de Museus, nesse ano, acontece entre os dias 17 e 23 de maio, mobilizando instituições museológicas de todo o Brasil para comemorar o Dia Internacional dos Museus e fomentar as discussões no campo museal. O tema de 2021 será: ‘O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar’.

Durante a 19º Semana Nacional de Museus, além das exposições em cartaz, o Museu da Casa Brasileira – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo –  irá promover a oficina online de desenho ‘Que Objeto é Esse?. Confira abaixo os detalhes da programação.

Educativo MCB
– Oficina online de desenho ‘Que objeto é esse’: Livros | A atividade acontece no sábado, 23 de maio, das 10h às 12h, via Zoom mediante inscrição prévia no site do Museu. Crianças e pessoas adultas são bem-vindas.

MCB na Linha 4 – Amarela do Metrô
– Mostra itinerante: Casas do Brasil: conexões paulistanas (Estação São Paulo-Morumbi) | Na ida ao trabalho ou na volta para a casa é possível conhecer um pouco da mostra que ficou em cartaz no MCB até o começo de maio. Fotos de Marcos Freire.

Exposições em cartaz:
– Remanescentes da Mata Atlântica e Acervo MCB | A mostra consiste em painéis fotográficos e textuais que correlacionam as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica, algumas centenárias, e que, ao longo da história, foram utilizadas na confecção do mobiliário nacional e até mesmo estrangeiro. Curadoria de Ricardo Cardim.

– Campos de Altitude | O trabalho da fotógrafa Kitty Paranaguá traz ao público do museu um recorte especial sobre a forma de habitar nos morros cariocas. Por meio da documentação da paisagem projetada sobre os interiores das casas e de seus próprios moradores, ela provoca uma reflexão sobre a condição precária das habitações em contraponto à exuberância da paisagem natural onde se encontram.

– Urbanismo Ecológico 2020 | A mostra em parceria com a Universidade de Harvard apresenta uma síntese da publicação homônima da exposição, destacando propostas da cidade de São Paulo, Colômbia e Cidade do México, dentre outras.

– Vitrine Utensílios da Cozinha Brasileira | A vitrine expositiva conta com utensílios utilizados na cozinha brasileira desde o século 19, tanto para o processamento de alimentos quanto para o serviço à mesa.

VISITAÇÃO
De 18 a 23 de maio, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)
INGRESSOS MCB MAIO – 2021
Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito terça-feira, dia 18 de maio.
*Obrigatório o uso de máscara durante toda a visitação.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content