NOTÍCIAS

Trabalho do Museu da Casa Brasileira está em exposição no Sesc Vila Mariana

06.11.2019

 

A parceria entre um grupo de bordadeiras, uma escola infantil pública e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, resultou em um painel bordado que está em exposição no Sesc Vila Mariana, na mostra ‘EntreMeadas’ de curadoria da crítica e historiadora de design Adélia Borges. Sol brilhando, borboletas, árvores, flores e muitas cores estão no desenho feito por 30 alunos da Escola de Educação Infantil (Emei) Dona Leopoldina, em oficinas realizadas pela ação educativa do MCB.

O trabalho começou com as crianças, com idade entre quatro e seis anos, transitando por territórios de São Paulo sob a coordenação de Renata Honora, professora da EMEI, e de Beth Ziani, educadora do MCB. Foi delas também a ideia de transformar a cidade em uma floresta. Depois disso, surgiu o desejo de transformar o desenho em um grande painel bordado pela comunidade escolar, familiares e especialmente pelas Artesãs da Linha Nove. O processo coletivo de elaboração do painel durou todo o ano de 2016.

A exposição em cartaz no Sesc conta com cerca de 60 obras inéditas de artesãs de todo o estado de São Paulo e dá destaque ao artesanato brasileiro feito por mulheres, valorizando o patrimônio cultural ao reunir o trabalho de representantes de 14 cidades paulistas, para as quais o artesanato é um meio de expressão, de afirmação de identidade e de geração de renda.

Durante o processo de pesquisa, Adélia Borges mapeou uma rica diversidade artesanal no estado, resultando em uma mostra com obras feitas na capital paulista e oriundas das cidades de Carapicuíba, Atibaia, Olímpia, Cananeia, Bertioga, São Bento do Sapucaí, Miracatu, Bauru, Américo Brasiliense, Guapiara, Eldorado, Tremembé, Bertioga e Osasco.

 

Serviço:

Exposição EntreMeadas no Sesc Vila Mariana

Visitação: 16 de outubro de 2019 a 9 de fevereiro de 2020

Terças a sextas, das 10h às 21h30

Sábados, das 10h às 20h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30

Local: Térreo (Torre A)

Agendamento de grupos: agendamento@vilamariana.sescsp.org.br

Livre | Grátis

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content