21.11.2017
No dia 25 de novembro, a partir das 9h, a EMEI Dona Leopoldina e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, receberão o Prêmio Territórios Educativos, uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, com parceria da Secretaria Municipal de Educação e patrocínio da Estácio. A ação busca reconhecer e fortalecer experiências pedagógicas que explorem oportunidades educativas do território onde a escola está inserida, integrando os saberes escolares e comunitários.
A premiação refere-se ao projeto “Escola e Museu: uma experiência possível e necessária”, desenvolvido há três anos pela EMEI Dona Leopoldina em conjunto ao Museu da Casa Brasileira, que busca aprofundar a discussão sobre a arte e o fazer artístico dos alunos. A partir desses estudos, as crianças e os professores da escola passaram a desenvolver curadorias conjuntas para a realização de exposições de desenhos produzidos pelos pequenos.
“Dessa forma, nasceu a ‘Casa na Árvore’, inaugurada em 11 de novembro. O projeto arquitetônico contou com a contribuição do MCB, que também colaboraram no detalhamento e incorporação de elementos da casa brasileira à proposta, com a participação da comunidade para sua construção”, explica Carlos Barmak, coordenador do Educativo do museu.
Programação – evento de encerramento do Prêmio Territórios Educativos
– 9h – Premiação;
– 10h – Exibição dos 10 vídeos dos projetos premiados;
– 12h – Ação poética realizada pelos professores, alunos e comunidade;
– 13h – Visita na exposição Julio Le Parc: Da Forma À Ação.
Local
Instituto Tomie Ohtake
Av.Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros – São Paulo – SP
Informações
http://premioterritorioseducativos.org/
Conheça o manifesto ‘Sonhos e Realidades’, escrito pela EMEI Dona Leopoldina, sobre a ‘Casa na Árvore’:
Equipe da EMEI Dona Leopoldina