NOTÍCIAS

07 DE SETEMBRO NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA

31.08.2021

07 DE SETEMBRO NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA
A ocasião será marcada por entrada gratuita e exposições que celebram o design e a arquitetura nacionais

Comemorar a independência do Brasil é – também – lembrar sobre a rica complexidade cultural brasileira. Seja nas produções artesanais, industriais, na arquitetura ou na gastronomia, tudo o que é feito nas mais distintas regiões deste país continental tem uma essência única.

E para aproveitar o feriado da Independência neste dia 07 de setembro, terça-feira, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, conta com entrada gratuita e uma programação recheada com “brasilidades”.

No espaço interior no MCB, é possível conferir mostras que buscam discutir a diversidade cultural brasileira por meio do conhecimento de nossa cultura material. Desde utensílios dos povos originários, aos produzidos com madeiras nativas, às series de utilitários industrializados; desde as ocas indígenas à arquitetura contemporânea. No primeiro andar, pode se conhecer a história original da casa brasileira que acolhe o Museu, construída em 1945 para viver o casal Renata Crespi e Fabio Prado (prefeito de São Paulo 1934-1938), ela representa um momento significativo da expansão urbana desde a Avenida Paulista rumo à várzea do rio Pinheiros.

No jardim externo do museu, é possível apreciar diversas espécies arbóreas originárias, além de aproveitar o melhor da gastronomia brasileira no restaurante Capim Santo.

Serviço:

Independência do Brasil no MCB

07 de setembro, terça-feira, das 10h às 18h

Exposições em cartaz: A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado | Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB | Vitrine – Utensílios da Cozinha Brasileira | Jean Gillon: artista-designer | Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro.

Obrigatório o uso de máscara durante toda a visita.

A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado

A exposição apresenta o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu. Construído entre 1942 e 1945, o “casarão” abrigou uma das famílias mais tradicionais e influentes de São Paulo (SP) na primeira metade do século 20 e se insere em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas no decorrer das décadas.

Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB

Refletir sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte até o desaparecimento de espécies, é o objetivo da mostra Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB. Com curadoria do botânico Ricardo Cardim, a realização traz, em paralelo, peças e utensílios do acervo do museu elaboradas com madeiras originárias da Mata Atlântica  e, hoje, praticamente extintas.

Vitrine – Utensílios da Cozinha Brasileira

Para compor a vitrine expositiva do MCB, foram garimpados utensílios utilizados na cozinha brasileira desde o século 19, tanto para o processamento de alimentos quanto para o serviço à mesa.

Jean Gillon: artista-designer

Com curadoria da galerista e colecionadora Graça Bueno e da equipe técnica do MCB, a mostra apresenta obras de Jean Gillon em todas as frentes de atuação deste artista e designer nascido na Romênia e naturalizado brasileiro ao se radicar no Brasil.

Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro.

A mostra apresenta a carreira do designer carioca enquanto explora a versatilidade de sua atuação nas áreas de arquitetura, urbanismo, design de mobiliário, design de interiores e demais inter-relações transdisciplinares no período modernista.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 51 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

 

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content