O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a FAUUSP prorrogaram as inscrições dos projetos para a última etapa brasileira da campanha mundial Design for Emergency, intitulada Desafio Internacional Semeando Ideias. Os interessados poderão inscrever os trabalhos, até o dia 23 de julho, próxima quinta-feira, pelo site designforemergency.com/design/br.
O concurso tem como objetivo engajar designers para proporem soluções compartilhadas em plataforma aberta, que podem ser implementadas por empreendedores locais em qualquer país, sob licença Creative Commons. As propostas podem endereçar problemas, necessidades e emoções das pessoas vivendo em isolamento e seguindo medidas de distanciamento social. À medida que a situação da pandemia se transforma, também serão bem-vindos produtos ou serviços voltados aos novos problemas que emergem no «novo normal».
Versão Brasileira
A primeira etapa brasileira submeteu um questionário no site Design for Emergency entre 15 de abril e 29 de maio. Ao todo, mais de 2.000 pessoas de todas as regiões do Brasil participaram da pesquisa, relatando suas experiências durante o período de isolamento e distanciamento social imposto pelo Coronavírus. Os resultados têm como objetivo entender medos, problemas e esperanças, além de explorar como os hábitos estão se transformando neste momento. Estes dados podem ser visualizados através de infográficos e se tornam informações úteis para o desenvolvimento de novas soluções de design que atendam a essas necessidades (designforemergency.com/analysis/br). Resultados internacionais do projeto também estão disponíveis.
No Brasil, no dia 02 de julho, o MCB e a FAUUSP promoveram uma roda de conversa virtual ao vivo. As pesquisadoras Denise Dantas e Sara Goldchmit, do grupo de pesquisa Design em Ação, da FAUUSP, apresentaram o projeto internacional Design for Emergency e ainda comentaram sobre as etapas de coleta, análise e resultados da versão brasileira da pesquisa. O bate-papo mediado pelo diretor técnico do Museu, Giancarlo Latorraca, pode ser conferido no YouTube do MCB.
Mesmo se tratando de um desafio global, a versão brasileira do Semeando Ideias incentiva trabalhos que considerem as especificidades de países em desenvolvimento, cujas situações de vulnerabilidades mais diversas possam ser minimizadas através de soluções de design de impacto social. Semeando Ideias está em busca de contribuições que considerem um alcance social abrangente, que atendam não somente pessoas que já consomem design em seu cotidiano. A crença de que há muita similaridade nas situações locais em outros países em desenvolvimento, tanto na América Latina quanto ao redor do mundo, movimenta a ideia de que o compartilhamento de propostas de cunho social seguramente poderá ser replicado em diversas realidades.
Semeando Ideias acredita em um design democrático, acessível, sustentável, voltado para a cidadania e melhora na qualidade de vida da população. “O Museu da Casa Brasileira, neste contexto e momento delicado em que estamos inseridos, acredita no design como ferramenta importante para a reflexão e a proposição de ideias. Neste ano, em que não teremos o 34º Prêmio Design, valorizamos o campo trabalhando em conjunto com o grupo de pesquisa da FAUUSP, convidando profissionais e estudantes a participar do desafio e a movimentar propostas em consonância com a realidade global atual”, comenta Miriam Lerner, diretora geral do MCB.
O MCB está fechado temporariamente, devido à pandemia do Covid-19. Nesse período, o público pode conferir os conteúdos do Museu da Casa Brasileira nas plataformas digitais, que contam com atualizações diárias.
SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira | Av. Faria Lima, 2705 | Tel.: (11) 3032-3727