INDICA PRÊMIO

Após o enceramento e divulgação do resultado do Concurso do Cartaz 2015, que premiou a peça gráfica criada por Ana Luiza de Oliveira Costa (Volta Redonda/RJ), o 29º Prêmio Design MCB volta as atenções para as inscrições de produtos e trabalhos escritos, que estarão abertas aqui pelo site a partir de 10 de julho. Até lá, é possível encaminhar sugestões de participantes para as diferentes categorias da premiação pelo e-mail indicapremio@mcb.org.br; a equipe do MCB entrará em contato com os indicados sugerindo a inscrição. Compartilhe conosco a sua dica!

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A premiação, mais tradicional do segmento no país, revela talentos e consagra profissionais e empresas.

O Prêmio é dividido em dois  momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos.

Com inscrições abertas anualmente entre abril e maio, o Concurso do Cartaz desafia participantes de todo o país a criar a principal peça de divulgação do Prêmio. As propostas recebidas são avaliadas por uma comissão julgadora independente, que elege o vencedor e os finalistas. A peça escolhida é impressa e distribuída pelo museu para divulgar as inscrições da premiação, além de orientar a identidade visual adotada a cada edição. O autor recebe prêmio de R$3 mil e um contrato de R$5 mil para a criação de outros materiais gráficos. Iniciado em 1995, o Concurso tem como resultado uma coleção de cartazes que registra parte dos momentos vividos pelo design gráfico brasileiro.

No segundo semestre, o cartaz vencedor anuncia as inscrições para a premiação em si. Entre julho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) em categorias que abrangem o design de produto e a produção teórica em arquitetura e design. Em 2014, as categorias foram Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Trabalhos escritos e Utensílios.

Os trabalhos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de produto e outra para trabalhos teóricos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º e 2º lugares e menções honrosas, além dos finalistas da edição.

Como resultado do Prêmio Design, o MCB monta uma mostra com os vencedores e categorias de cada edição, que fica em cartaz no Museu por cerca de dois meses.

Entrar em contato

Mar. al sol de 10 a.m. a 6 p.m.

Ir al contenido