O cartaz como meio de expressão cultural
Um apanhado dos cartazes que identificaram, edição por edição, o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, com a palestrante Cláudia Dayé, autora de pesquisa sobre o tema.
Claudia Dayé
Claudia Dayé, publicitária, fotógrafa e designer gráfica, apresentou os resultados de sua pesquisa sobre os cartazes que identificaram as várias edições do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.
Intitulada “ POS TER ES TU DO”, a pesquisa relaciona o design gráfico e industrial através dos produtos apresentados no Prêmio Museu da Casa Brasileira e os pôsteres selecionados em concurso para sua representação gráfica, desde 1995.
Segundo Claudia Dayé, o estudo parte da investigação sobre a história e o desenvolvimento do pôster, de seus aspectos técnicos como a elaboração do projeto, características de seus elementos e formas de exposição, bem como de aspectos semânticos, analisando o potencial de retenção e compreensão da imagem.
Sua pesquisa iconográfica tem 96 ilustrações. Através da manipulação das imagens de alguns dos cartazes escolhidos, ela questiona a aplicação do produto enquanto imagem e das imagens aplicadas aos produtos, comparando a estrutura semântica destas duas frentes de criação: bidimensional/gráfica e tridimensional/objeto.
Ela também entrevistou os autores dos cartazes, membros do júri que os selecionaram e designers dos produtos premiados. Há depoimentos, entre outros, de Ricardo Ohtake, César Hirata, Pedro Useche, Gilberto Belleza, Helga Miethke e Gustavo Chelles