VISITA EDUCATIVA À EXPOSIÇÃO ‘INDEPENDÊNCIAS: CASAS E COSTUMES NO BRASIL’

Foto: Vinícius Stasolla

A visita especial acontece no dia 08 de outubro, sábado, das 10h às 11h30. Participação gratuita

Educativo do Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, promove no dia 08 de outubro, sábado, às 10h, uma visita especial à exposição ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’. A atividade é gratuita e para participar é necessário se inscrever pelo site: mcb.org.br.

A visita tem a missão de apresentar para os visitantes um retrato da cultura material brasileira junto a registros das diferentes arquiteturas ligadas às três matrizes culturais que constituem a base de nossa formação sociocultural: a do colonizador português, a dos africanos e a dos indígenas.

A mostra ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’ propõe uma relação entre móveis, objetos e artefatos, com roupas e indumentárias criadas pelo estilista Alexandre Herchcovitch e pela pesquisadora e figurinista Jennifer Ramos dos Santos, por ocasião da elaboração da série IndependênciaS pela TV Cultura.

A exposição, que ficará em cartaz até o fim de novembro, é também uma oportunidade para se conhecer um pouco da história das origens do desenho da materialidade cultural brasileira, sua variedade de formas de habitar, de vestir e de construir objetos e práticas cotidianas que espelham as múltiplas identidades sociais ligadas ao período das lutas por independência no país, desde o final do século XVIII até a abolição da escravatura, em 1888.

O conteúdo da mostra foi organizado por Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, em diálogo com as equipes técnicas do Museu, contando com a participação curatorial da historiadora especialista na História da escravidão e das Relações raciais nas Américas, Ynaê Lopes para o módulo da afrobrasilidade e do escritor, ambientalista e tradutor Kaká Werá Jecupé para o módulo dos povos originários.

SERVIÇO:
Visita educativa à exposição ‘Independências: Casas e Costumes no Brasil’
Dia: 08 de outubro, sábado
Horário: das 10h às 11h30
Participação gratuita.
Inscrições aqui.  
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, SP
O MCB não possui estacionamento. Prefira o transporte público.

 

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

RECEBA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Entrar em contato

ter. a dom. das 10h às 18h

Skip to content